Mateus Fagundes
São Paulo – A vantagem da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, sobre a candidata do PSB, Marina Silva, passou de três pontos porcentuais para sete pontos no primeiro turno, de acordo com pesquisa doDatafolha divulgada pelo jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (19). As intenções de voto na petista oscilaram de 36% para 37%, enquanto na ex-ministra caiu de 33% para 30%. O senador Aécio Neves (PSDB) oscilou de 15% para 17%, em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 10. Em um eventual segundo turno, Dilma e Marina aparecem empatadas tecnicamente.
Os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 1% cada. Não atingiram 1% das intenções de voto os candidatos José Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB). Votos em branco e nulos se mantiveram em 6% e indecisos também ficaram estáveis em 7%.
Dilma e Marina aparecem tecnicamente empatadas em um eventual cenário de segundo turno. Enquanto Marina tem 46%, Dilma obteve 44% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, a ex-ministra tinha 47% ante 43% de Dilma. A diferença havia chegado a 10 pontos porcentuais no final de agosto, diminuiu para 4 pontos na semana passada e agora está em 2 pontos.
Num eventual 2º turno entre Dilma e Aécio, a atual presidente ganharia por 49% a 39%. No último levantamento, a diferença era de 49% contra 38%.
No cenário entre Marina e Aécio, a ex-senadora caiu de 54% para 49%, na comparação com a sondagem anterior, enquanto o tucano subiu de 30% para 35%.
A taxa de rejeição da candidata do PT se manteve estável em 33%. O índice de Marina passou de 18% para 22% e o de Aécio, de 23% para 21%.
Publicado em O Estado de São Paulo em 19/09/14