A relação entre educação e jornalismo, com foco na construção do pensamento crítico, foi o tema de um dos painéis desta quarta-feira (04/12), no segundo dia da 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O debate contou com os jornalistas Pedro Doria e Aline Midlej, sob a mediação do procurador-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Robson Maciel.
Abrindo o debate, a apresentadora da GloboNews Aline Midlej destacou o papel do jornalismo como um elo fundamental para a promoção de uma educação que estimule o pensamento crítico. “O jornalismo tem a missão ética e profissional de traduzir informações complexas e conectá-las à realidade da sociedade, mostrando como a educação impacta
diretamente o desenvolvimento coletivo. É um desafio diário demonstrar, de forma acessível, a importância do investimento em educação, e como isso reflete em benefícios concretos para todos”, afirmou.
Midlej também ressaltou a dificuldade de traduzir índices educacionais, como os dados do
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), em mensagens que sejam compreendidas e valorizadas pela sociedade. “Esses números mostram onde estamos em relação ao mundo e apontam caminhos para o que podemos melhorar. Ainda assim, é difícil fazer com que a classe política e a sociedade compreendam que a educação é o único caminho sustentável para a construção de um futuro melhor”, pontuou.
Educação como base para a democracia
O autor e diretor de jornalismo do canal Meio, Pedro Doria, reforçou a necessidade de priorizar a educação como um alicerce para a democracia e o progresso social. “A educação deve ser o grande equalizador social, garantindo que cada criança tenha a chance de alcançar seu potencial máximo, independentemente de onde nasceu ou das condições dos pais. Negligenciar isso é uma traição às futuras gerações”, declarou.
Doria também abordou o papel da imprensa na promoção de uma sociedade mais informada. “Nós, jornalistas, temos a obrigação de educar sobre os valores da democracia e martelar diariamente os avanços que ela trouxe ao Brasil nos últimos 40 anos. Apesar de termos colocado quase todas as crianças na escola, falhamos em oferecer uma educação de qualidade que realmente transforme vidas”, pontuou.
Superando desigualdades educacionais
No encerramento, Midlej trouxe reflexões sobre a desigualdade educacional no Brasil. “Os dados do PISA mostram que nem os alunos mais ricos das escolas particulares atingem a média global em matemática, por exemplo. Precisamos superar preconceitos e priorizar políticas públicas baseadas em ciência e dados técnicos, não em ideologias”, concluiu.
O debate reforçou a necessidade de esforços conjuntos entre o poder público, a sociedade e o jornalismo para transformar a educação em uma prioridade nacional, com impactos diretos na construção de uma democracia mais forte e de um país mais desenvolvido.
O mediador do painel, Robson Maciel, destacou a relevância do debate do tema. “A importância da discussão de hoje está na riqueza das reflexões trazidas por profissionais de destaque nacional, que apresentaram contribuições extremamente relevantes. Para cada deputado, assessor ou profissional presente, essa conversa foi uma oportunidade de entender como os pensadores do nosso país enxergam o papel do Legislativo, como nos cobram e o que esperam de nós. Isso nos oferece uma base para agir de forma mais alinhada com os anseios da população”, disse.
Por Clariana Dantas
Foto: Fernando Souza