A Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale atua de forma incansável no combate ao suicídio e a prevenção ao uso de drogas. Com o objetivo de seguir salvando vidas e transformando realidades, a 2ª vice-presidente da Pasta, deputada Catarina Guerra (RR), formulou a cartilha “Oi, vamos conversar?”.
O material apresenta dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ferramentas relacionadas a prevenção ao suicídio, principalmente em jovens. Em 2016, por exemplo, o suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade.
A cartilha também mostra um passo a passo de como abordar uma pessoa em situação de depressão e o que fazer para ajudar e salvar vidas. Além disso, o material conta com endereços de sites e centros de ajuda físicos que podem acolher o indivíduo, tais como: Centro de Valorização da Vida, CAPS, Unidades Básicas de Saúde e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A deputada Catarina Guerra (RR) comentou sobre a importância da formulação e divulgação de materiais como a cartilha. “A ideia é contribuir com a valorização da vida. Mostrando para as pessoas que estão em situação de risco que elas precisam e podem pedir ajuda. Vamos enxergar a importância do diálogo e conscientizar a população sobre como identificar sinais de depressão e onde buscar ajuda”, frisou.
Ao longo do Simpósio “Prevenção é Solução”, que será realizado nesta quinta-feira (26), no Fecomércio, no Rio de Janeiro, a cartilha será apresentada a todos os participantes, palestrantes e parlamentares. O evento é promovido pela Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas e da Unale e que tem como presidente o deputado Danniel Librelon (RJ).
Confira a cartilha completa clicando aqui!
Por Gabriel Spies/Ascom Unale