Confira os deputados estaduais que foram eleitos nas Eleições Municipais e tomaram posse nas prefeituras em 2025

Ao todo, 32 deputados deixaram as Assembleias Legislativas para exercerem mandato nos Poderes Executivos municipais

As Eleições Municipais foram realizadas ao longo do mês de outubro de 2024 e o pleito trouxe algumas modificações para várias Assembleias Legislativas de todo o Brasil. No geral, cerca de 100 parlamentares disputaram as Eleições de 2024 em diversos municípios de todo o país e 32 deles conseguiram vencer o pleito e assumiram no primeiro dia de 2025 as prefeituras municipais.

A UNALE preparou um material completo compilando todos os deputados que foram eleitos e deixaram às Assembleias Legislativas, bem como os respectivos suplentes que assumiram esses cargos nas Casas. Confira:

Região Centro-Oeste

No centro do país apenas duas mudanças nas cadeiras das Assembleias Legislativas ocorreram. Em Goiás, o deputado Renato de Castro foi eleito prefeito no município de Goianésia e cedeu a cadeira na Casa para o suplente Rubens Marques. Já em Mato Grosso, o deputado Cláudio Ferreiro saiu vitorioso no pleito municipal para a Prefeitura de Rondonópolis e, com isso, cedeu sua vaga na Assembleia para o suplente Chico Guarnieri.

Região Nordeste

Na Bahia, dois deputados deixaram o mandato na Assembleia Legislativa baiana para exercerem cargos nas prefeituras municipais. O deputado Eures Ribeiro foi eleito prefeito em Bom Jesus da Lapa e, em seu lugar, assumiu a suplente Jusmari Oliveira. O deputado Pablo Roberto, por sua vez, foi eleito vice-prefeito em Feira de Santana e também deixou o cargo para o suplente Paulo Câmara.

No Ceará, mudança dupla somente com uma chapa. Evandro Leitão foi eleito prefeito da capital Fortaleza. A sua vice é a também deputada, Gabriella Aguiar. Os parlamentares deixaram seus cargos para os suplentes Bruno Pedrosa e Apollo Vicz, respectivamente. Além deles, o deputado Oscar Rodrigues foi eleito prefeito de Sobral e deixou a legislatura para o suplente Heitor Férrer.

Em Pernambuco, o deputado Henrique Queiroz Filho foi eleito prefeito no município de Bueno Aires, Lula Cabral foi eleito prefeito de Cabo de Santo Agostinho e foi substituído por Wanderson Florêncio e Cléber Chaparral foi eleito prefeito de Surubim. Já no Piauí, dois deputados rumaram para o Poder Executivo: Dr. Pablo Santos assumiu como prefeito em Picos e deixou como suplente na ALEPI a, agora deputada, Simone Pereira; e Jeová Alencar assumiu como vice-prefeito na capital Teresina e cedeu o cargo na Assembleia para Gessivaldo Isaías.

Para fechar a região com mais estados no Brasil, em Sergipe, o deputado Samuel Carvalho foi eleito prefeito de Nossa Senhora do Socorro e, com isso, cedeu sua vaga na Alese para a deputada Kitty Lima.

Região Norte

No estado do Pará, a capital Belém elegeu o prefeito Igor Normando. Ele era deputado estadual e deixa sua cadeira na Assembleia Legislativa para Torrinho Torres. Em Marabá, mais um deputado estadual assumiu uma prefeitura municipal. O Delegado Toni Cunha se elegeu para o Poder Executivo da cidade e deixou a cadeira no Poder Legislativo paraense para João Pingarilho.

Em Tocantins, apenas uma mudança. O deputado estadual Fabion Gomes renunciou ao mandato na Casa para assumir a Prefeitura de Tocantinópolis. Em seu lugar, assumiu o, agora deputado, Danilo Alencar.

Região Sudeste

A região campeã de trocas de deputados devido as Eleições Municipais de 2024 foi a região Sudeste. No Espírito Santo, duas prefeituras receberam deputados estaduais para exercerem seus mandatos. Em Linhares assumiu o deputado Lucas Scaramussa e em Cachoeiro, o deputado Theodorico Ferraço foi eleito prefeito. Em seus lugares na Assembleia assumiram Allan Ferreira e Marcos Madureira, respectivamente.

Em Minas Gerais, quatro mudanças. O deputado Coronel Sandro assumiu a prefeitura de Governador Valadares e deixou seu cargo na Assembleia para Amanda Teixeira Dias; Douglas Melo foi eleito prefeito de Sete Lagoas e deixou o cargo para o segundo suplente, Adalclever Lopes, pois o primeiro suplente, Makoto Sekita, também foi eleito prefeito, mas da cidade de São Gotardo; por fim, o deputado Fábio Avelar assumiu a prefeitura da cidade de Nova Serrana e deixou seu mandato na Casa Legislativa para Carol Caram.

No Rio de Janeiro, mais quatro mudanças. O deputado Dr. Serginho foi eleito prefeito em Cabo Frio e o Delegado Carlos Augusto assumiu seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj); Léo Vieira se elegeu prefeito em São João de Meriti e cedeu sua vaga na Casa de Leis para Alexandre Knoploch; o deputado Márcio Canella foi eleito prefeito em Belford Roxo e foi substituído na Alerj por Marcelo Dino; e Andrezinho Ceciliano foi eleito prefeito de Paracambi e cedeu sua vaga para a suplente Lilian Behring.

Em São Paulo, o deputado Gerson Pessoa foi eleito prefeito de Osasco, o deputado Helinho Zanatta foi eleito prefeito de Piracicaba, o deputado Emir Chedid foi eleito prefeito de Bragança Paulista e o deputado Vinícius Camarinha foi eleito prefeito de Marília. Os parlamentares foram substituídos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) por Fábio Faria de Sá, Marcelo Aguiar, Edson Giriboni e Ortiz Jr, respectivamente.

Região Sul

No Paraná, três mudanças na Assembleia Legislativa. O deputado Tiago Amaral foi eleito prefeito de Londrina e cedeu lugar na casa para Wilmar Reichembach; o deputado Marcel Micheletto assumiu a prefeitura de Assis Chateaubriand e cedeu vaga para o suplente Jairo Tamura; e Douglas Fabrício foi eleito prefeito de Campo Mourão e deixou o cargo na Assembleia para Dr. Leônidas.

Em Santa Catarina, Egídio Ferrari foi eleito em Blumenau e Estêner Soratto em Tubarão. Já no Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi assumiu a prefeitura do município de Bagé.

Por Gabriel Spies e Lorranne Miranda/Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo