As Eleições Municipais foram realizadas ao longo do mês de outubro de 2024 e o pleito trouxe algumas modificações para várias Assembleias Legislativas de todo o Brasil. No geral, cerca de 100 parlamentares disputaram as Eleições de 2024 em diversos municípios de todo o país e 32 deles conseguiram vencer o pleito e assumiram no primeiro dia de 2025 as prefeituras municipais.
A UNALE preparou um material completo compilando todos os deputados que foram eleitos e deixaram às Assembleias Legislativas, bem como os respectivos suplentes que assumiram esses cargos nas Casas. Confira:
Região Centro-Oeste
No centro do país apenas duas mudanças nas cadeiras das Assembleias Legislativas ocorreram. Em Goiás, o deputado Renato de Castro foi eleito prefeito no município de Goianésia e cedeu a cadeira na Casa para o suplente Rubens Marques. Já em Mato Grosso, o deputado Cláudio Ferreiro saiu vitorioso no pleito municipal para a Prefeitura de Rondonópolis e, com isso, cedeu sua vaga na Assembleia para o suplente Chico Guarnieri.
Região Nordeste
Na Bahia, dois deputados deixaram o mandato na Assembleia Legislativa baiana para exercerem cargos nas prefeituras municipais. O deputado Eures Ribeiro foi eleito prefeito em Bom Jesus da Lapa e, em seu lugar, assumiu a suplente Jusmari Oliveira. O deputado Pablo Roberto, por sua vez, foi eleito vice-prefeito em Feira de Santana e também deixou o cargo para o suplente Paulo Câmara.
No Ceará, mudança dupla somente com uma chapa. Evandro Leitão foi eleito prefeito da capital Fortaleza. A sua vice é a também deputada, Gabriella Aguiar. Os parlamentares deixaram seus cargos para os suplentes Bruno Pedrosa e Apollo Vicz, respectivamente. Além deles, o deputado Oscar Rodrigues foi eleito prefeito de Sobral e deixou a legislatura para o suplente Heitor Férrer.
Em Pernambuco, o deputado Henrique Queiroz Filho foi eleito prefeito no município de Bueno Aires, Lula Cabral foi eleito prefeito de Cabo de Santo Agostinho e foi substituído por Wanderson Florêncio e Cléber Chaparral foi eleito prefeito de Surubim. Já no Piauí, dois deputados rumaram para o Poder Executivo: Dr. Pablo Santos assumiu como prefeito em Picos e deixou como suplente na ALEPI a, agora deputada, Simone Pereira; e Jeová Alencar assumiu como vice-prefeito na capital Teresina e cedeu o cargo na Assembleia para Gessivaldo Isaías.
Para fechar a região com mais estados no Brasil, em Sergipe, o deputado Samuel Carvalho foi eleito prefeito de Nossa Senhora do Socorro e, com isso, cedeu sua vaga na Alese para a deputada Kitty Lima.
Região Norte
No estado do Pará, a capital Belém elegeu o prefeito Igor Normando. Ele era deputado estadual e deixa sua cadeira na Assembleia Legislativa para Torrinho Torres. Em Marabá, mais um deputado estadual assumiu uma prefeitura municipal. O Delegado Toni Cunha se elegeu para o Poder Executivo da cidade e deixou a cadeira no Poder Legislativo paraense para João Pingarilho.
Em Tocantins, apenas uma mudança. O deputado estadual Fabion Gomes renunciou ao mandato na Casa para assumir a Prefeitura de Tocantinópolis. Em seu lugar, assumiu o, agora deputado, Danilo Alencar.
Região Sudeste
A região campeã de trocas de deputados devido as Eleições Municipais de 2024 foi a região Sudeste. No Espírito Santo, duas prefeituras receberam deputados estaduais para exercerem seus mandatos. Em Linhares assumiu o deputado Lucas Scaramussa e em Cachoeiro, o deputado Theodorico Ferraço foi eleito prefeito. Em seus lugares na Assembleia assumiram Allan Ferreira e Marcos Madureira, respectivamente.
Em Minas Gerais, quatro mudanças. O deputado Coronel Sandro assumiu a prefeitura de Governador Valadares e deixou seu cargo na Assembleia para Amanda Teixeira Dias; Douglas Melo foi eleito prefeito de Sete Lagoas e deixou o cargo para o segundo suplente, Adalclever Lopes, pois o primeiro suplente, Makoto Sekita, também foi eleito prefeito, mas da cidade de São Gotardo; por fim, o deputado Fábio Avelar assumiu a prefeitura da cidade de Nova Serrana e deixou seu mandato na Casa Legislativa para Carol Caram.
No Rio de Janeiro, mais quatro mudanças. O deputado Dr. Serginho foi eleito prefeito em Cabo Frio e o Delegado Carlos Augusto assumiu seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj); Léo Vieira se elegeu prefeito em São João de Meriti e cedeu sua vaga na Casa de Leis para Alexandre Knoploch; o deputado Márcio Canella foi eleito prefeito em Belford Roxo e foi substituído na Alerj por Marcelo Dino; e Andrezinho Ceciliano foi eleito prefeito de Paracambi e cedeu sua vaga para a suplente Lilian Behring.
Em São Paulo, o deputado Gerson Pessoa foi eleito prefeito de Osasco, o deputado Helinho Zanatta foi eleito prefeito de Piracicaba, o deputado Emir Chedid foi eleito prefeito de Bragança Paulista e o deputado Vinícius Camarinha foi eleito prefeito de Marília. Os parlamentares foram substituídos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) por Fábio Faria de Sá, Marcelo Aguiar, Edson Giriboni e Ortiz Jr, respectivamente.
Região Sul
No Paraná, três mudanças na Assembleia Legislativa. O deputado Tiago Amaral foi eleito prefeito de Londrina e cedeu lugar na casa para Wilmar Reichembach; o deputado Marcel Micheletto assumiu a prefeitura de Assis Chateaubriand e cedeu vaga para o suplente Jairo Tamura; e Douglas Fabrício foi eleito prefeito de Campo Mourão e deixou o cargo na Assembleia para Dr. Leônidas.
Em Santa Catarina, Egídio Ferrari foi eleito em Blumenau e Estêner Soratto em Tubarão. Já no Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi assumiu a prefeitura do município de Bagé.
Por Gabriel Spies e Lorranne Miranda/Ascom UNALE