Conferência da UNALE traz benefícios para a economia do Rio de Janeiro

Maior encontro parlamentar da América Latina movimentou a cidade maravilhosa ao longo de três dias de importantes debates e discussões

A 27ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) movimentou o Rio de Janeiro. Durante três dias, entre 3 e 5 de dezembro, 1.500 pessoas, de todas as regiões do país, estiveram na cidade, para discutir “O Futuro da Educação no Brasil”, tema principal do encontro.

Com 18 entidades parceiras promovendo reuniões paralelas e 29 palestrantes de renome, entre os quais o ex-governador e ministro da Educação Cristovam Buarque, a neurocientista Natália Mota, a ex-secretária de Educação do Rio Cláudia Costin e o filósofo Clóvis de Barros, o evento foi um rico fórum de compartilhamento de experiências e
aprendizados que teve auditórios lotados.

Realizada no Expo Mag, no Centro da cidade, e tendo a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) como anfitriã, a conferência contou com o apoio decisivo do governador Cláudio Castro e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, entusiastas da iniciativa. Durante o encontro, a deputada Tia Ju, vice-presidente da Alerj, foi eleita presidente da UNALE, para o ano de 2025. “É uma honra e um desafio que encaro com muito compromisso. As discussões realizadas aqui, sobre o futuro da educação no Brasil, são fundamentais para a construção de políticas públicas eficazes. Nossa gestão trabalhará para transformar esses debates em ações concretas, levando os resultados deste encontro para todos os estados do país. O Rio de Janeiro mostrou que é capaz de realizar eventos de alta qualidade e que, juntos, podemos continuar promovendo mudanças significativas para o Brasil”, afirmou Tia Ju.

Contrapartidas

Ao longo dos três dias, os mais de 1.500 participantes também frequentaram bares, restaurantes e casas de show, utilizaram variados transportes e visitaram pontos conhecidos mundialmente.

Dessa forma, realizaram gastos que funcionam como investimento na cidade e contribuíram para a ampliação do turismo em um período em que a atividade turística ainda não estava a pleno vapor, no início de dezembro.

Do total de conferencistas, 1.300 hospedaram-se em quartos de hotéis, com quatro diárias em
média, aportando recursos significativos na rede hoteleira.

O evento gerou 1.350 empregos diretos e 3.146 indiretos temporários, nas mais diversas áreas, como segurança, limpeza, montagem de estruturas, rede elétrica e internet, comunicação, designe alimentação.

Como contrapartida social e ambiental, 2.000 m2 de lonas com material impresso foram doados à Associação de Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (ARERJ), ONG que faz o reaproveitamento de material, para evitar o descarte indevido e gerar renda para seus participantes. Atuante desde 2003, a ARERJ trabalha com 6 mil depósitos de coleta de material reciclável, que garantem destinação ambientalmente adequada a uma série de resíduos. Assim, embalagens e materiais diversos, antes de potencial poluidor, retornam ao processo produtivo como matéria-prima, numa cadeia que emprega mais de 20 mil pessoas.

Há, ainda, um benefício intangível que seguirá reforçando a economia da cidade e do estado. Ao desfrutarem as belezas do Rio de Janeiro, os visitantes e palestrantes se tornam automaticamente divulgadores dos encantos, o que estimulará seus parentes, amigos e seguidores em redes sociais a programar viagens futuras, estabelecendo um ciclo virtuoso importante para o crescimento do país.

ASCOM UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo