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agaciel_maiaAgaciel Maia é deputado distrital pelo PTC e vice-presidente da Câmara Legislativa

O Poder Legislativo precisa ser construído a cada dia e, a cada dia que passa, aumenta a responsabilidade dos parlamentares quanto ao cumprimento deste compromisso democrático.

Essa construção diária precisa ser comunicada à sociedade. Mais do que isso, a sociedade precisa “enxergar-se” no Poder Legislativo. O Poder Legislativo precisa mostrar-se à sociedade. Fazer-se legítimo! Importante!

Mudar essa percepção da sociedade deve ser o compromisso diário da Comunicação Social. Para isso precisamos de todo o ferramental humano e tecnológico para enfrentar esse desafio. Cabe-nos debruçar sobre o problema, identificar nossas fragilidades e potencialidades, nossos pontos fortes e fracos, definir claramente os objetivos de comunicação, planejar e implementar os meios de correção dos traços negativos de imagem e de percepção de mudança e valores que leve a sociedade a”enxergar-se”, a confiar, a participar, a fiscalizar o Poder Legislativo.

Sabemos que o desafio é grande. Essa instituição, desde seu nascimento, teve de enfrentar desafios enormes. Foram inúmeras, ao longo de seus 20 anos, as campanhas e tentativas de tirar do povo do Distrito Federal sua maior expressão de representatividade democrática.

Hoje, esse Poder está consolidado. Resta-nos, porém, corrigir o enorme passivo negativo e vencer a desconfiança da sociedade que ao longo dos anos, os detratores, os inimigos da democracia cristalizaram no inconsciente social.

No inconsciente da sociedade prevalece, ainda, o estigma de que o seu Parlamento é ilegítimo, caro, desnecessário. Mudar essa percepção é o desafio maior que a Comunicação Social deverá enfrentar.

Para tanto é necessário fazer a sociedade “enxergar-se”, identificar-se, legitimar o Poder Legislativo. Para que isso aconteça e a sociedade “enxergar-se”, confiar, participar, fiscalizar é nosso dever e compromisso oferecer informação de qualidade de tudo o que aqui se produz.

Para isso, a comunicação social deve ter perspectiva clara de que a atividade parlamentar de fiscalizar o Executivo, votar leis e o orçamento são apenas funções elementares do Legislativo.

Deve ser prioridade da estratégia de comunicação fazer a sociedade compreender que a construção da democracia passa pela construção do Poder Legislativo. Que a cidadania é medida pela envergadura do Poder Legislativo.

Com objetivo de tornar realidade essa democracia e a percepção da sociedade com relação a esta Instituicão é que se faz necessária a mudança de postura com relação a estruturação da coordenadoria de comunicação, órgão responsável por toda mudança junto a sociedade. Novos servidores na área de comunicação, com habilitação em jornalismo, comunicação social (institucional) e multimídia, todos habilitados para lidar com as redes sociais, reforçando aqui o fortalecimento das áreas de relações públicas, com projetos próprios e integrados, desenvolvidos por profissionais nos diversos materiais que devem ser disponibilizados para reforçar a imagem desta instituição: TV e Rádio Distrital, Jornal Legislativo, Site ágil e preciso e outros meios eficazes de comunicação que precisam ser estruturados para se atingir tanto junto à população o objetivo almejado, quanto junto aos próprios servidores desta Instituição.

A prioridade da estratégia de comunicação que se quer em prática deve ter como linha mestra a valorização permanente dos servidores e da instituição como poder democrático, que estimule a participação popular e que o Poder Legislativo seja instrumento e única garantia dos direitos individuais e de liberdade.

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