Search
Close this search box.
A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, na manhã desta quarta-feira (06/07), a visita de representantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A comitiva se reuniu com deputados e conheceu os setores e os serviços que a Casa oferece à população cearense.

A presidente interina da Unale, deputada Celise Laviola (Cidadania-MG), o diretor-geral da entidade, Evaldo Bazeggio, e a coordenadora de comunicação Camila Ferreira foram recebidos pelo presidente Evandro Leitão (PDT) e pelos deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Augusta Brito (PT).

O presidente Evandro Leitão avaliou a visita da Unale à Alece como um momento de conversa, diálogo, troca de experiências e de compartilhar ações exitosas implementadas pelo Legislativo Cearense ao longo dos anos. Citou a Procuradoria Especial da Mulher, a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), e outros. “São experiências que estamos trocando, compartilhando, com a deputada Celise, de Minas Gerais, que também nos passou experiências exitosas feitas lá, que futuramente, quem sabe, podemos implementar aqui no Ceará”, pontuou.

De acordo com o deputado Sérgio Aguiar, a comitiva, além de conhecer os serviços da Alece, traz ao presidente Evandro demandas e projetos inovadores. “A grande proposta apresentada é que, em uma união conjunta das assembleias legislativas, possamos aprovar um projeto de resolução para que a Constituição Federal possa recepcionar dos deputados estaduais a apresentação de matérias que ampliem o Poder do Legislativo estadual”, disse. O parlamentar convidou também para a conferência nacional da Unale, em novembro próximo, para que a instituição “possa discutir os planos para os próximos anos da União Nacional e do Brasil”.

A presidente da Unale, deputada Celise Laviola, destacou que a missão da Instituição é valorizar o legislativo estadual. Segundo ela, o parlamentar dos estados tem dificuldade de se apresentar no cenário nacional como trabalha e de mostrar o valor que tem. “Por isso o fortalecimento da Unale se faz necessário, pois faz esse trabalho de reconhecimento. Fazemos um trabalho de união. Temos bancos de leis, escolas, informações, e vários convênios. Temos ainda nossa conferência nacional, que une todos os legislativos do Brasil e faz todas as suas apresentações e demonstra o seu trabalho ao longo de um ano”, explicou.

Posteriormente, em visita ao Plenário 13 de Maio, Celise Laviola, que já foi representante da Secretaria das Mulheres na Unale, ressaltou a participação feminina na política e almejou a ampliação de mandatos de mulheres nos legislativos em todo o Brasil. A parlamentar destacou ainda a necessidade de interação entre a Unale e o Legislativo cearense

“Essa troca entre todos os estados é uma das grandes missões da Unale. Essa união é necessária e só fortalece o Parlamento. É muito importante que o Legislativo seja forte e, independente de ideologias partidárias, segmentos políticos, a gente tenha união e seja uma instituição, um pelos outros”, defendeu Celise Laviola.

A deputada mineira convidou ainda a todos os parlamentares para participarem da Conferencia Nacional da Unale, que acontecerá entre 9 e 11 de novembro, em Recife, com o tema “Rumo ao Parlamento do Futuro”.

Além do Plenário 13 de Maio, a comitiva da Unale conheceu as instalações do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), a Presidência da Casa, as dependências da Unipace, Procuradoria da Mulher, Departamento de Saúde, Casa do Cidadão, o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), entre outros.

ENTIDADE

A Unale, que completou 26 anos em maio último, é a única entidade com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de representação dos 1.059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.

A instituição tem a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundir a importância do legislativo estadual no sistema democrático e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do País. Busca ainda a qualificação dos parlamentares que a compõem, auxiliando o planejamento de políticas públicas estratégicas que beneficiam a população de cada estado, observando suas peculiaridades e demandas.

Texto: ALECE

Compartilhe!