Em reunião ordinária na manhã desta quarta-feira (23), a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais aprovou a realização de uma audiência pública com a participação de representantes do governo estadual, para discutir a Política de Integração da Faixa de Fronteira. O debate foi proposto pelo deputado Alexandre Lindenmeyer (PT) e pelo presidente da comissão, deputado Mano Changes (PP).  “Será uma oportunidade de aproximação da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais com as pautas internacionais do governo do Estado”, disse Mano Changes. “A presença de representantes do governo do Estado para falar não só da faixa de fronteira, mas para nos dar uma visão de como estão as relações do Rio Grande do Sul com a América Latina, com o mundo é fundamental”, acrescentou.

Conforme o requerimento aprovado, serão convidados a participar do encontro o assessor de Cooperação e Relações Internacionais do governo estadual, Tarson Nuñez, e representantes da Secretaria de Educação, do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, da Secretaria-Geral de Governo, da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, das Câmaras Municipais e prefeituras da região de fronteira.

Ainda durante a reunião, o deputado Jeferson Fernandes (PT) informou aos parlamentares que participará de encontro na cidade de Posadas, em Misiones, na Argentina, de quinta (24) a sábado (26), que tratará de temas como as barragens sobre o Rio Uruguai, a ponte internacional e exportação/importação. Conforme o parlamentar, o encontro foi acertado durante a 19ª Fenasoja, em Santa Rosa, entre o governador Tarso Genro e o governador da província de Misiones.

Presenças

Participaram da reunião os deputados Mano Changes (PP), Zilá Breitenbach (PSDB), Marco Alba (PMDB), Edson Brum (PMDB), Gerson Burmann (PDT), Jeferson Fernandes (PT) e Valdeci Oliveira (PT).

A Política de Integração da Faixa de Fronteiras será discutida na XVI Conferência Nacional da Unale, que começa na próxima semana, de 29 de maio a 30 de junho. Clique aqui e confira as programações.

Compartilhe!