A Comissão de Saúde da Unale se reuniu, na tarde desta segunda-feira (14), de forma remota, para definir a composição da Pasta e debater as ações que serão realizadas durante o ano de 2025. Os parlamentares conversaram sobre a necessidade de políticas públicas de saúde para a população brasileira.
O presidente da Pasta, deputado Jorge Vianna (DF), iniciou os debates destacando o empoderamento dos deputados estaduais na área da saúde. “A minha ideia é encaminhar debates propositivos, partindo do princípio de que a saúde não é uma política pública isolada, mas que mantém interfaces com as demais políticas”, ressaltou.
O deputado ressaltou também que a Comissão irá apoiar e disseminar campanhas de conscientização ao longo do ano. “É preciso informar, é preciso comunicar, é preciso orientar e, através da UNALE, a informação chegará em todo o Brasil.”
Em 2025, é composta da seguinte forma:
Presidente – Deputado Jorge Vianna (DF);
1º Vice-presidente – Deputado Cláudio Cirurgião (RR)
2ª Vice-presidente – Deputada Silvana Covatti (RS);
3º Vice-presidente – Deputado Gil Carlos (PI);
1º Secretário – Deputado Marcelo Dino (RJ).
Comissão de Saúde
Com o objetivo de promover a interlocução entre todos os estados sobre as temáticas que envolvem a saúde pública do País, o colegiado da entidade, criado em 2012, proporciona a apresentação de ações e projetos que busquem atender de forma eficaz e humanizada o serviço de saúde prestado pelos Estados à população.
Anualmente, em parceria com as Casas Legislativas e instituições ligadas à temática, são realizadas campanhas de saúde que têm o objetivo de disseminar informações de prevenção e conscientizar os cidadãos acerca de doenças como câncer, a Aids, doenças sexualmente transmissíveis e transtornos mentais.
Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale