Os atletas e paratletas pernambucanos terão mais chances de melhorar o desempenho profissional e participar de competições nacionais e internacionais de alto nível. O Governo do Estado encaminhou projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, que cria duas novas políticas de incentivo ao esporte, denominadas Time Pernambuco e Passaporte Esportivo. A matéria foi aprovada na manhã desta terça (22/05) na Comissão de Justiça da Casa.

Poderão participar do Time Pernambuco e do Passaporte Esportivo os atletas e paratletas com comprovada capacidade técnica para representar o País nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Por meio dos programas governamentais, eles irão receber auxílio financeiro mensal de mil reais, passagens rodoviárias ou aéreas para participar das competições, avaliações físicas e acompanhamentos especializados nas áreas de nutrição e psicologia, além de seguro de vida e de acidentes. As políticas de incentivo também preveem assistência para os treinadores desses atletas.

Na Comissão de Justiça, o projeto do Governo foi relatado pela deputada Teresa Leitão, do PT. Segundo a parlamentar, a ação também tem o objetivo de transformar a prática do esporte num instrumento de formação cidadã e desenvolvimento social.

Texto: Alepe

Compartilhe!