O Poder Executivo vai conceder incentivos fiscais e financeiros para as empresas e comunidades produtivas de Pernambuco com o objetivo de estimular a adoção de práticas de sustentabilidade ambiental. A iniciativa faz parte do Programa de Sustentabilidade na Atividade Produtiva de Pernambuco (PE Sustentável). A proposta relativa à criação da medida foi aprovada na Comissão de Justiça da Assembleia.
Por meio do PE Sustentável, o Governo pretende direcionar recursos para projetos de eficiência hídrica e energética e de fontes de energia renovável. De acordo com a matéria, as condições de financiamento ou garantias de crédito serão maiores para as comunidades e empresas produtivas que apresentarem maiores patamares de eficiência.
O incentivo governamental será concedido pelo prazo máximo de 10 anos e as empresas beneficiadas terão que informar, anualmente, o consumo de energia elétrica total e aquele decorrente da utilização de fontes renováveis. A relatora do projeto na Comissão de Justiça, deputada Teresa Leitão, do PT, ressaltou que as práticas de sustentabilidade favorecem o meio ambiente e ampliam o potencial econômico do Estado.