Search
Close this search box.

Desafios e inovações do empreendedorismo são debatidos em encontro

Os desafios e inovações do empreendedorismo foram algumas das temáticas abordadas durante a Semana do Empreendedorismo, realizada nesta segunda-feira (20), em João Pessoa. A atividade é uma iniciativa da Comissão de Empreendedorismo e Turismo da Unale, em parceria com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Turismo e Inovação da Assembleia Legislativa da Paraíba, e contou com a presença do presidente da Unale, deputado Diogo Moraes (PE), e dos deputados Sérgio Aguiar (CE), Eduardo Carneiro(PB), João Gonçalves (PB), Camila Toscano (PB) e Aldilene Souza (AP).

O encontro contou com a participação de diversos empreendedores, estudantes, secretários municipais e estaduais, prefeitos  e representantes da sociedade civil e foi dividido em quatro debates, sendo eles: o potencial para turismo e energias renováveis da Paraíba; Inovação, tendências de mercado e legislação do Empreendedorismo; Liderança feminina e os novos modelos de empreender; e Sustentabilidade e a força da criatividade no empreendedorismo.

Presidente da Unale, o deputado Diogo Moraes destacou como os debates promovidos na Semana do Empreendedor podem impactar no aperfeiçoamento de legislações que impactam no dia a dia da sociedade. Ele pontuou o caso da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, como um exemplo de empreendedorismo, que teve ajustes da legislação fiscal que contribuíram para seu crescimento. “É importantíssimo o Legislativo criar formas de solidificar o empreendedorismo de cada região. Num país de dimensões continentais como o Brasil, precisamos respeitar as culturas e a vocação de cada região. E o Poder Legislativo pode contribuir para criar formas de desburocratizar, fomentar e incentivar o empreendedorismo, fazer legislação fiscal para diminuir impostos, entre tantas outras atividades”, explicou Diogo.

Durante a abertura do evento, o deputado Eduardo Carneiro contou que esta já é a quarta edição da Semana do Empreendedorismo e ressaltou a importância da temática para economia local. “Empreender aqui no Brasil é complexo. Temos diversas problemáticas, como a burocratização e altas taxas de juros, que dificulta que as pessoas abram suas empresas. Por isso digo que empreender é você acreditar numa ideia. A partir de ideias que surgem, nós podemos desenvolver nosso estado economicamente”, avaliou.

Membro da Comissão de Empreendedorismo e Turismo da Unale, o deputado Sérgio Aguiar lembrou o quanto a pandemia da COVID-19 impactou no empreendedorismo, contribuindo para o surgimento e incremento de novas profissões, e reforçou a importância dos empreendedores para o futuro das gerações. Durante a atividade, também foram entregues certificados a empreendedores locais que fazem a diferença no estado da Paraíba.

Por: Jumariana Oliveira

Compartilhe!