Na manhã desta segunda-feira (04), membros da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Unale se reuniram de forma online, para discutir e alinhar as expectativas da pasta para este ano. O intuito é dar suporte para pessoas com deficiência (PCD), bem como gerar propostas que visam a inclusão efetiva desse público na sociedade.
Segundo o presidente da comissão, deputado Zé Guilherme (MG) , a visibilidade para pessoas com deficiência é muito importante. “O diagnóstico precoce, a distribuição com eficácia de medicamento e o atendimento de qualidade, são as principais lutas que quero encampar com vocês”.
Ainda na reunião o vice-presidente de Assuntos Políticos, deputado Delegado Camargo (RO), propôs que cada parlamentar olhe o quadro de estagiários e funcionários a fim de estimular a contratação de pessoas com deficiência. “Gostaria de propor aos requisitados, para observar quantos estagiários com deficiência compõem o seu quadro de funcionários, vamos começar a inclusão pela nossa Casa”, sugeriu.
A Comissão
Criada em 2022, tem como objetivo atuar na defesa, articulação e coordenação das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, bem como realizar campanhas e eventos com objetivo de informar e discutir sobre a temática.
Atualmente, os membros e cargos são:
Presidente: DEP. Zé Guilherme (MG)
Vice-presidente de Assuntos Legislativos: DEP. Cida Ramos (PB)
Vice-presidente de Assuntos Políticos: DEP. Del. Camargo (RO)
Vice-presidente de Assuntos Sociais: DEP. Eriberto Filho (PE)
Secretário: DEP. Lidiane Lucena (SE)
Por Michele Gonçalves/Ascom Unale