A Comissão de Agricultura da Unale se reuniu nesta quinta-feira, 7, em formato online para tratar de assuntos de interesse da Pasta. A principal pauta abordada no encontro foi a participação da Comissão na ExpoInter, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, que será realizada entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, em Esteio, no Rio Grande do Sul.
O presidente da Comissão, deputado Luciano Silveira (RS), é o grande incentivador para realização de um encontro da Pasta dentro da Expointer. Para o parlamentar, o evento é uma grande oportunidade para fomentar discussões importantes sobre a agricultura e o potencial econômico que a atividade gera para o País. “Somos um país agrícola, muito do nosso PIB e da nossa economia cresce devido ao processo agrícola. Queremos levar a Comissão de Agricultura da Unale para dentro da Expointer. Também queremos discutir a reconstrução do nosso estado, passamos por enchente e estiagem e queremos mostrar nosso exemplo para o Brasil”, afirmou.
Estiveram presentes na reunião realizada nesta quinta-feira o 3° secretário da Pasta, deputado Júlio Campos (MT) e as assessorias do 1° vice-presidente, deputado Marcelo Sobral (SE), e do 3° vice-presidente, deputado Anibelli Neto (PR).
Expointer
A Expointer é considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina e, em 2025, chega a sua 48° edição. O lançamento da exposição deste ano foi realizado em Brasília, na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nesta última quarta-feira, 6, e contou com a presença do governador do estado, Eduardo Leite.
A feira é realizada todos os anos em uma localização estratégica, em Esteio, no Rio Grande do Sul, a apenas 25 km de Porto Alegre, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.
A expectativa para este ano é a reunião de 2,5 mil expositores, sendo estes, 120 do setor de máquinas e implementos agrícolas, 456 agroindústrias familiares, 5 mil animais em exposição e mais de 500 atividades e eventos ao longo dos nove dias de feira. Além disso, o volume de negócios fechados na feira deve ultrapassar os R$ 8 bilhões. Em 2024, mesmo após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, a feira registrou R$ 8,1 bilhões em negócios.
Por Gabriel Spies/Ascom Unale



