A Comissão da Mulher da Unale realizou, nesta segunda-feira, 14, a 1ª reunião ordinária da Pasta com a composição oficial do ano de 2025. A presidente Eliana Bayer conduziu o encontro realizado em formato online e apresentou o plano de trabalho para este ano.
No encontro, as parlamentares definiram eventos que a Comissão da Mulher da Unale vai promover e participar. Foram apresentadas propostas para realização de um workshop que abordará liderança e empreendedorismo feminino a ser realizado em junho e o Simpósio da Mulher da Unaleana marcado para o dia 25 de julho deste ano, com previsão de realização na cidade de Gramado/RS.
As parlamentares também definiram ações da Comissão em conjunto com as campanhas de saúde que acontecem todos os meses. No cronograma foram colocadas a Caminhada de apoio a Campanha Agosto Lilás, ações que abordem a saúde da Mulher no Outubro Rosa e a inserção do “Dia de Cuidar de Quem Cuida” e, em novembro, a campanha dos 16 dias de ativismo, que promove ações de combate à violência contra a mulher.
A deputada Eliana Bayer comentou sobre o objetivo das ações da Comissão ao longo de 2025 e a expectativa do trabalho a ser realizado pela Pasta. “No maior dos sonhos que eu vislumbro é que nós pudéssemos apresentar um projeto coletivo, levando o nome de cada uma de nós para as Assembleias de todo o nosso país. Nossa ideia é deixar um legado de responsabilidade e de trabalho, mostrar que estivemos nessa comissão para qualificar nossas políticas públicas e levar a Unale cada vez mais longe para fortalecer nossa instituição”, salientou.
Também foram definidas, de forma oficial, as vice-presidências e as secretarias da Comissão na gestão 2025:
1ª vice-presidente: Catarina Guerra (RR)
2ª vice-presidente: Camila Toscano (PB)
3ª vice-presidente: Cloara Pinheiro (PR)
1ª secretária: Doutora Jane (DF)
2ª secretária: Silvana Covatti (RS)
Participaram da reunião as deputadas Eliana Bayer (RS), Cloara Pinheiro (PR), Catarina Guerra (RR), e as respectivas assessorias representaram as parlamentares Doutora Jane (DF), Patrícia Alba (RS), Silvana Covatti (RS) e Cláudia de Jesus (RO).
Por Gabriel Spies/Ascom Unale