Search
Close this search box.

Em sessão solene realizada no plenário da Câmara Legislativa esta semana, por iniciativa do deputado Wellington Luiz (PMDB), o Distrito Federal ganhou uma Frente Parlamentar para apoiar e defender o uso de bicicletas. O evento reuniu diversos ciclistas e representantes do governo das áreas ligadas à mobilidade urbana, esportes e meio ambiente.

No debate, os participantes foram unânimes em pregar a necessidade de o poder público garantir condições para a expansão do uso da bicicleta não apenas como atividade esportiva ou de lazer, mas como meio de transporte para atividades cotidianas. Wellington Luiz ressaltou a relevância do trabalho que deverá ser feito pelos integrantes da Frente Parlamentar. “Temos que assegurar melhor segurança para os ciclistas”, exortou. Ele aproveitou a sessão para homenagear ciclistas mortos em acidentes de trânsito.

“Manifesto meu apoio e aval à Frente e às iniciativas para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasiliense. E isso passa pela defesa do pedal”, enfatizou o deputado Dr. Michel (PP), defendendo também a implantação de mais ciclovias.

Já o deputado federal Rôney Nemer (PMDB/DF) pediu que os ciclistas sempre apresentem sugestões de projetos de maneira que os parlamentares possam apresentar proposições com melhorias. Nemer lembrou, por exemplo, que a lei para instalação de paraciclos – equipamentos com dispositivo para a guarda da bicicleta – surgiu de proposta de uma ciclista.

Ao destacar vários benefícios que o uso diário da bicicleta traz às pessoas, o presidente do Fórum Ciclomobilidade, Márcio Padilha, destacou que Brasília tem as condições ideais para ser reconhecida como a “capital das bicicletas”. Para isso, defendeu maior diálogo entre o governo e os grupos que representam os ciclistas no sentido de ampliar as medidas de apoio ao uso de bicicletas, durante todo o dia.

Fórum – O secretário de Mobilidade do Distrito Federal, Carlos Tomé, criticou a “dispersão de esforços” do passado no sentido de atender às demandas dos ciclistas. Ele anunciou que o atual governo vai criar um “Fórum Interinstitucional” com representantes dos vários órgãos envolvidos, para tratar das questões do uso de bicicletas. Ele comentou ainda que uma das maiores dificuldades enfrentadas é a atual estrutura deficiente da rede de ciclovias. “Muito já foi feito. Mas temos que fazer muito mais investimentos”, advertiu.

O secretário de Meio Ambiente do DF, André Lima, também pregou a expansão das ciclovias. Disse que a emissão de gases poluentes do trânsito poderia ser reduzida em grande proporção caso as pessoas se deslocassem de casa para o trabalho ou até mesmo para ir a quadras vizinhas por meio de bicicletas. O Administrador Regional de Brasília, Igor Tokarski, também propôs “diálogo e mediação” entre os órgãos governamentais e os ciclistas na busca de medidas que garantam o direito de todos utilizarem a bicicleta, com segurança.

Fonte: Agência CLDF

Compartilhe!