Para debater a situação precária do transporte público na área rural do Distrito Federal, a Câmara Legislativa realizou audiência pública, no último dia 2, com autoridades do GDF e representantes de diversas comunidades. O autor do debate foi o deputado Joe Valle (PDT), para quem “essa é uma demanda antiga e precisamos encontrar soluções para o problema”.
Os moradores da zona rural do DF apresentaram um panorama da situação. Eles alegaram que a falta de transporte regular prejudica a venda de produtos na área urbana, o deslocamento de jovens para a escola e o acesso da população ao lazer. “Somos os sofredores da área rural”, resumiu Damião Firmino Gomes, da região conhecida como Café sem Troco, em Planaltina.
“Nossos jovens estão desistindo dos cursos profissionalizantes”, denunciou Ismael Jesus dos Santos, da Colônia Agrícola Buriti Vermelho. Enquanto José Bezerra Diniz, do Assentamento Contagem, entregou uma planilha mostrando que os donos dos ônibus que atendem àquela área não cumprem o que está determinado na legislação.
Fonte: CLDF