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Entre os vários projetos de lei apreciados na sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta terça-feira (29), está o PL nº 2.024/2021, “que fixa diretrizes para a inserção de alunos e professores do ensino médio da rede pública do Distrito Federal nos conhecimentos básicos sobre ciências de dados”. O texto, de autoria do deputado Professor Reginaldo Veras (PV), foi aprovado em primeiro turno, precisando passar por uma segunda votação em plenário antes de ser enviado ao governador.

O PL define “ciências de dados” como “o estudo de métodos de registro, armazenamento e análise de dados que permitam a introdução no pensamento computacional e estatístico e na transformação de dados em informações de relevância para a ciência e para a elaboração, controle, desenvolvimento e execução de projetos públicos e privados”.

Na prática, a proposta prevê o acesso, a partir do primeiro ano do ensino médio da rede pública, ao conteúdo de ciência de dados. Entre os objetivos estão: preparar o aluno para os desafios do século XXI; desenvolver o raciocínio lógico-matemático com aplicações práticas, e erradicar o analfabetismo digital.

Ao justificar a importância do projeto, Veras explica que o PL visa a estabelecer normas específicas sobre educação, ensino, ciência e tecnologia, no intuito de oferecer a professores e alunos das escolas públicas “conhecimento sobre programação básica, matemática, lógica e resolução prática de problemas, por intermédio de manejo de dados, diante do fenômeno do Big Data”.

A implementação da proposta dependerá de regulamentação por parte do Executivo, e, segundo o texto, a medida deverá ser aplicada um ano após a publicação da lei.

Fonte: CLDF

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