Search
Close this search box.

Uma inovação na interação do cidadão comum com o Poder Legislativo será lançada nos próximos dias pela Assembleia do Amapá (ALAP). Trata-se do seu novo Portal de Internet, que irá valorizar os canais de comunicação da sociedade, além de facilitar o acesso da população às notícias e também a apresentação da estrutura e o funcionamento dos mais diversos setores de uma Casa de Leis. O lançamento do novo site está programado para a primeira quinzena do mês de novembro e até leis o internauta poderá ajudar a elaborar.

Segundo a diretora do Departamento de Comunicação da ALAP, Marsylla Salgado, que é engenheira da computação, a orientação do presidente Júnior Favacho é que a estrutura midiática da Casa tenha um caráter informativo e transparente. “Além disso, a internet veio como uma ferramenta de velocidade na informação. Seu alcance é inimaginável, então a Assembleia vai se apresentar, por inteiro, através de sua página na web”, disse a diretora.

Já o gestor em Tecnologia da Informação da Assembleia, Marcelo Prestes, que é analista de sistemas, explicou que se trata de um portal, o que é mais do que um site comum. “O portal agrega todos os setores da Casa, com informações e também serviços internos e sistemas administrativos, como o Silegis, que roda as informações da administração”, diz. A informação gerada pelas ferramentas o usuário alimenta o banco de dados e o sistema processa essa informação e disponibiliza ao cidadão internauta.

Uma reunião ontem envolvendo técnicos de informática e também os jornalistas da ALAP definiu os últimos ajustes no Portal da Assembleia Legislativa. Entre as novidades, uma sessão denominada “Cidadão Parlamentar”, que consiste em uma planilha onde o cidadão internauta poderá apresentar uma contribuição para a formulação de uma lei de iniciativa popular. “Com certeza existe muita gente bem intencionada e capacitada a desenvolver uma legislação capaz de resolver um determinado conflito, organizar carreiras, produzir mais alcance na fiscalização ou mesmo fomentar, disciplinar e corrigir políticas públicas no estado”, diz Marsylla Salgado.

Novidades também no campo nos meios de comunicação de massa. Com um canal de televisão e uma programação de rádio integrando um pacote de ferramentas de mídia, o Portal da ALAP atuará como um entreposto de tudo isso, sendo possível através do site migrar tanto para a transmissão de TV como baixar o sinal de áudio do Canal Legislativo. “Também estaremos dando novo tratamento à distribuição de notícias e fotos da Assembleia, estreitando o relacionamento com as redações de jornais, rádios, televisões e sites que funcionam no Amapá”, completou Marsylla.

Fonte: ALAP

Compartilhe!