O Ceará foi dividido em municípios polos que, durante todo o ano, vão receber palestras e depoimentos de personalidades que conheceram o mundo das drogas e conseguiram sair dele. A iniciativa faz parte da campanha “Ceará sem Drogas”, lançada no último dia 31, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Albuquerque (Pros).
O presidente da Comissão da Juventude, deputado Júlio César Filho (PTN), pretende atuar ativamente nos encontros e acredita que essa é uma maneira de atrair a atenção dos jovens. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Promovemos diversas audiências públicas sobre o tema e sentimos a dificuldade em mobilizar os jovens. Com depoimentos como o do ex-jogador Casagrande, no lançamento da campanha na Assembleia, foi possível mostrar com experiências reais que é fácil entrar nas drogas, mas difícil sair”, afirmou.
A presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada Bethrose (PRP), aposta no trabalho conjunto da sociedade civil, poder público e profissionais de educação e saúde. Segundo ela, é preciso focar na prevenção e também no tratamento. Em relação ao tratamento, a deputada destacou o aumento de vagas nas casas de terapia. “Conhecer o trabalho desses locais é fundamental durante os encontros”, disse.
A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, deputada Eliane Novais (PSB), ressaltou a importância da campanha como prevenção. Segundo a parlamentar, um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta mais de 40 mil óbitos causados diretamente por substâncias psicoativas no Brasil, entre os anos de 2006 e 2010.
Fonte: Agência ALCE