A segunda edição da Campanha “Outubro Rosa” realizada na Assembleia Legislativa de Goiás do dia 17 até o final do mês de outubro, tem grande adesão dos servidores da Casa. O objetivo é alertar a população para o combate e a prevenção ao câncer de mama.
A iniciativa é da Seção de Serviço Social por meio do Programa Saúde é Legal. Durante a campanha na Assembleia estão sendo distribuídos no saguão de entrada panfletos explicativos e laços rosa que simbolizam, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O material está sendo entregue em todas as seções e gabinetes da Casa.
A chefe da Seção de Serviço Social, Neide Castro, afirma que a adesão dos visitantes também tem sido grande. “Todos têm interesse em participar da campanha, inclusive os homens não têm restrições quanto à utilização do lacinho rosa”, avalia.
O médico ginecologista e servidor da Casa, Célio Natal dos Santos, participou da campanha, ministrando palestras, nas quais abordou questões como o que é o câncer de mama, como a mulher pode perceber a doença, como descobrir a doença mais cedo, o que é o exame clínico das mamas, o que é mamografia, o que pode aumentar o risco de ter câncer de mama, cuidados especiais que as mulheres com mais risco de ter câncer de mama devem ter, além do câncer de mama nos homens.
“Apesar da maior incidência nas mulheres, os homens não ficam excluídos do risco de terem câncer de mama. Estatísticas apontam que cerca de 1% deles já foi atingido pela doença”, relatou o médico.
Para o ginecologista, a medida de segurança é a prevenção. “Prevenção é palavra de ordem na medicina. O quanto antes for identificada a doença, mais facilmente ela será tratada e possivelmente combatida.”
O alerta para que a população goiana participe da campanha está sendo feito também através de um mural explicativo e da iluminação do prédio do Legislativo estadual, que está com luzes cor de rosa.