Durante o mês de outubro, a UNALE promoveu a 6ª edição da campanha “Doe Lenços”, em parceria com as 27 Casas Legislativas Estaduais. A finalidade principal da ação é a arrecadação de lenços que serão doados às instituições de tratamento do câncer de mama indicadas pela Comissão de Saúde de cada estado.
A ação intitulada: “Seja dona do seu destino. Previna-se!”, tem como objetivo conscientizar a população, em especial o público feminino, sobre a importância de fazer o autoexame preventivo, pois, quando descoberta de maneira precoce, a doença chega a ter 95% de chance de cura.
As principais Casas à frente da ação foram: ALMG – Deputada Nayara Rocha; ALEP – Deputada Cloara Pinheiro; ALERR – Deputada Catarina Guerra; ALRS – Deputada Bruna Rodrigues/RS; e a ALERJ, por meio da Deputada e Presidente da Unale, Tia Ju.
A campanha ocorreu do dia 13 ao dia 29 do mês de outubro.
O mês acabou, porém o cuidado continua!
É importante lembrar os cuidados e a prevenção contra a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em parceria com o Ministério da Saúde, estima-se que o Brasil terá cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama até 2025, com o número de 2024 sendo próximo a essa projeção. O INCA também traz a informação que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, embora também possa afetar homens e, segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele.
As principais causas do câncer de mama são: Sedentarismo; Consumo de álcool; Obesidade e sobrepeso; Exposição à radiação; Uso prolongado de hormônios (estrogênio e progesterona); Histórico familiar de câncer de mama e ovário. O público-alvo que deve ter mais atenção são as mulheres de 50 a 74 anos, que devem realizar o exame de mamografia uma vez a cada dois anos.
O Ministério da Saúde oferece gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), exames e tratamento para doença.
A Unale se une a essa corrente de solidariedade, reafirmando seu compromisso com o acolhimento e o amor ao próximo.
Felype Campos/Ascom Unale



