Na era digital, onde muitos usuários migraram da leitura de livros físicos para a leitura em telas de celulares, tablets e computadores, as bibliotecas virtuais são ótimas opções porá padronizar e tornar mais acessível o contato a milhares de títulos.

A exemplo de como a tecnologia está mudando os hábitos de leitura, existem portais que se diferem das demais bibliotecas em vários fatores e seu acervo só existe no formato digital, podendo ser armazenado em diferentes memórias eletrônicas e acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Esse modelo de biblioteca possui conteúdos dirigidos, filtrados, confiáveis e a maioria está vinculada às instituições de ensino e também a Casas Legislativas. Entre as vantagens desse novo modelo, está o fato de que não há limite de empréstimo, tempo de espera ou multas por atraso, como acontece nas bibliotecas físicas.

Bibliotecas Virtuais do Brasil e do Mundo

Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul

A Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul disponibiliza Fontes Eletrônicas de Informação e Bases de Dados utilizadas e recomendadas pelas bibliotecas participantes, bem como a consulta nas bases bibliográficas das bibliotecas participantes, com o intuito de facilitar a busca de informações confiáveis e com qualidade.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos e contribui para o aumento de conteúdos de teses e dissertações brasileiras na internet

Domínio Público

Desenvolvida pelo Ministério da Educação, nesta biblioteca são disponibilizados gratuitamente cerca de 180 mil textos, além de imagens, arquivos de som e vídeo. O site conta com rico acervo de publicações na área de educação. Lá, você ainda encontra as obras completas de Machado de Assis e um grande acervo de poesias de Fernando Pessoa. A biblioteca possui também diversas músicas eruditas brasileiras, e inúmeros textos de literatura infantil, além dos Compilados sobre Legislação Educacional.

Biblioteca Nacional

Um dos maiores acervos do país já tem boa parte da sua versão virtual catalogada, principalmente na área de periódicos. Apesar de conter um certo número de materiais literários, o foco da biblioteca catalogada ainda são os mapas, fotografias e periódicos. Vale conferir a versão original dos Lusíadas, a Bíblia em latim, e a Coleção Teresa Cristina – uma série de documentos doados ao museu pela mulher de Dom Pedro II com registros riquíssimos do Império.

Arquivo Público do Estado de São Paulo

 Uma excelente opção para aqueles que procuram arquivos históricos relacionados ao Estado de São Paulo Jornais, o Arquivo Público traz uma série de revistas, fotografias, vídeos e anuários estatísticos. Entre os destaques do acervo está um conjunto documental com cartas trocadas pelos chefes do movimento sobre a Revolução de 1924. A seção Memória da Educação é um prato cheio para professores, apresentando publicações de caráter histórico que nos remetem ao universo escolar em São Paulo nos séculos 19 e 20.

Acervos Digitais de Cordéis da Biblioteca de Obras Raras de Átila de Almeida – UFPB

Considerando a riqueza da peculiaridade da cultura nordestina, a biblioteca traz cerca de 9 mil títulos e 15 mil exemplares de cordéis da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, cuja mantenedora é a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A biblioteca apresenta-se como a maior guardiã no Brasil desse tipo de acervo tanto no que diz respeito às questões de ordem quantitativa como qualitativa (estado de conservação e organização das peças).

Biblioteca Digital UNESP

O Acervo Digital da UNESP captura, distribui e preserva materiais digitais.  É possível encontrar artigos, teses, pré-impressões, relatórios técnicos e outros conjuntos de dados em vários formatos. Está organizado em torno de quatro comunidades que representam o tipo de documentação ou material arquivado.  

Biblioteca Digital da Escola de Música UFRJ

Manuscritos autógrafos de alguns dos principais compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografia. O acervo conta com obras raras dos séculos XVI a XVIII, além de partituras, manuscritos e periódicos para download gratuito.

Biblioteca Digital UNICAMP

Disponibiliza a produção científica gerada na Universidade, além de outros conteúdos digitais, ofertando mais de um milhão de páginas aos pesquisadores nacionais e internacionais e tem como objetivo captar, tratar e disseminar documentos e objetos digitais.

Biblioteca Pública do Paraná

Possui um acervo de cerca de 730 mil volumes, entre livros, periódicos, fotografias e materiais multimídia. Diariamente, recebe em média 2 mil usuários e realiza aproximadamente 500 empréstimos de livros. Oferece atendimento especial às crianças e às pessoas com deficiência visual ou baixa visão, tendo um acervo com mais de 7.200 itens — entre obras em braille e audiolivros.

Bibliotecas Digitais da UNB

A Biblioteca Central da UnB oferece um conjunto de serviços digitais para a gestão e disseminação da produção administrativa, científica e acadêmica da Universidade de Brasília. Todo o conteúdo disponível em formato digital, exceto o da Biblioteca Digital e Sonora, está em acesso aberto.

Biblioteca Brasiliana USP

A Biblioteca Brasiliana Digital inclui uma coleção de livros, folhetos, periódicos, manuscritos, mapas e imagens sobre a história e a cultura do Brasil formada a partir do acervo da Biblioteca de Guita e José Mindlin doado à Universidade de São Paulo, em 2006.

A Biblioteca Digital da UNESCO

A Biblioteca Digital da UNESCO é o repositório da memória institucional da UNESCO e uma fonte de informação de alta qualidade sobre as atividades da UNESCO (em educação, ciências naturais, ciências sociais e humanas, cultura e comunicação e informação), com mais de 350.000 documentos que datam de 1945. Inclui as coleções da Biblioteca da UNESCO e vários centros de informação e serviços relacionados nos Escritórios de Campo e Institutos da UNESCO, assim como os Arquivos da UNESCO.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial tem como missão disponibilizar na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Biblioteca Digital ALESP

A Biblioteca Digital disponibiliza uma seleção de trabalhos elaborados para subsidiar as atividades da Alesp e outros documentos de interesse do Poder Legislativo.

Biblioteca Digital ALESC

O acervo da Biblioteca da Alesc é aberto ao público em geral para consultas e pesquisas. Uma equipe auxiliará os usuários na busca de informações, tanto na base de dados da Biblioteca ou em outras fontes de informações. O atendimento é realizado pessoalmente, por telefone ou e-mail.

Biblioteca Digital ALEBA

O Acervo da Biblioteca da Assembleia Legislativa da Bahia é especializado nas áreas de direito, administração pública, ciência política, poder e processo legislativo, história da Bahia. Possui livros de obras de referência, literatura, periódicos, jornais, diários oficiais, além de obras editadas pela ALEBA.

Biblioteca Digital ALEMG

A Biblioteca Digital da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais reúne publicações digitais de interesse do Poder Legislativo com o objetivo de proporcionar amplo acesso à informação e garantir a segurança e a preservação das publicações.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhe!