Vários representantes da Universidade do Estadual de Mato Grosso (Unemat), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e acadêmicos, participaram da audiência pública, para discutir as políticas de ciência e tecnologia no estado. Realizada na noite desta sexta-feira (8), a audiência, segundo o propositor, deputado Dr. Leonardo (PSD), conseguiu promover os debates.
“Vamos levar as preocupações, os anseios, as dúvidas e o que pensa a comunidade acadêmica, ao Poder Executivo. É de suma importância que o governo escute e dialogue com as instituições e construa uma política de ciência e tecnologia, em conjunto com esses profissionais”, ressaltou.
Extinção – A grande preocupação é quanto a possível extinção da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), responsável por essas instituições de ensino superior. A reitora da Unemat, polo Cáceres, Ana Di Renzo agradeceu ao deputado Dr. Leonardo pela audiência e destacou que o momento é oportuno para abrir os diálogos de forma tranquila com o governo.
“Nós só queremos estar inseridos nessas discussões que vai afetar diretamente a nossa instituição. Queremos ser reconhecidos como uma universidade de produção de conhecimento, inovação, tecnologia e também da interiorização do ensino no estado”, salientou.
O secretário adjunto da Secitec, José Antônio de Castro, pontuou que as preocupações da comunidade acadêmica são justificáveis e garantiu que o governo do Estado, no momento certo, vai se reunir com as instituições.
“Não só o que tange a ciência e tecnologia, mas a reforma administrativa será dialogada com os segmentos que sofrerão impacto. Nada será feito sem discussão. O momento de crise que Mato Grosso enfrenta pede que medidas sejam adotadas, para vencer essa fase ruim não só em nosso estado, mas em todo o país”, destacou.
Fonte: ALEMT