Parlamentares, bombeiros militares e civis, vereadores e lideranças municipais debateram, na última terça-feira (30), as propostas e soluções para a falta de bombeiros em 503 municípios paulistas. A iniciativa da audiência foi dos deputados petistas Donisete Braga, Ana Perugini e José Cândido. Segundo a PM, São Paulo tem um bombeiro para cada 4.088 habitantes.
Parlamentares, bombeiros militares e civis, vereadores e lideranças municipais debateram, na última terça-feira (30), as propostas e soluções para a falta de bombeiros em 503 municípios paulistas. A iniciativa da audiência foi dos deputados petistas Donisete Braga, Ana Perugini e José Cândido. Segundo a PM, São Paulo tem um bombeiro para cada 4.088 habitantes. De acordo com a ONU, a relação ideal é de um bombeiro para cada mil habitantes.
O Rio de Janeiro possui um bombeiro para cada 901 habitantes, e Brasília, um para cada 332 habitantes, relação muito mais adequada que a de São Paulo, onde não há postos de bombeiros em 503 cidades.
O tenente coronel Marcos Monteiro de Faria, subchefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros de SP, reconheceu que é desejável o aumento do efetivo e no número de postos instalados, além da assinatura de convênios com municípios para a implantação de corporações municipais que possam dar o primeiro atendimento antes da chegada dos bombeiros militares.