A Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE) lançaram, na terça-feira (07), a exposição “Justiça Eleitoral: uma legitimação das eleições no Brasil”, em cartaz no hall de entrada do Edifício César Cals até 24 de agosto. A mostra é uma comemoração pelos 80 anos da Justiça Eleitoral no Ceará e conta a história do voto no país em painéis e com documentos históricos das eleições.

Organizada pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará em parceria com o TRE, a exposição mostra a evolução das urnas ao longo dos anos até chegar ao atual formato eletrônico, tido como dos mais seguros e modernos do mundo. Os painéis exibem reproduções de diplomas dos presidentes eleitos pelo voto, a conquista do voto feminino e mapas de apurações eleitorais, entre outros documentos importantes da história do país.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do TRE-CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra. Memorialista, ele fez um resgate da história da Justiça Eleitoral no Ceará e destacou fatos políticos que levaram o país ao voto direto e universal. Os deputados Manoel Duca e Ronaldo Martins (PRB) representaram os parlamentares no evento.

Compartilhe!