O líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado João Fischer, vai buscar apoio político do governo gaúcho para que a União adote medidas emergências de conteção à crise no setor. O parlamentar lamentou o anúncio do fechamento de mais uma fábrica calçadista na região. Após 40 anos de atividades, a Calçados Andreza, em Santa Clara do Sul, no Vale do Taquari, anunciou que fechará as portas de sua unidade no município. A decisão da empresa causará a demissão de 525 trabalhadores.

A indústria que chegou a empregar cerca de 2 mil pessoas alega que a baixa do dólar inviabilizou a continuidade das operações.  “É mais uma empresa gaúcha do setor que se vê duramente penalizada por uma política cambial insana, que privilegia a especulação, em detrimento de quem trabalha e produz”, queixa-se o deputado.

O parlamentar encaminhou ao governador Tarso Genro, pedido para que marque uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, para busca de medidas concretas contra as demissões e fechamentos em massa das empresas exportadoras, em especial do setor coureiro-calçadista. “A Calçados Andreza era uma das poucas exportadoras que ainda tenta resistir a tamanho descaso”, aponta Fischer.

Compartilhe!