O período de inscrições para a 6ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã chegou ao fim no último dia 30 de setembro. Ao todo, 54 projetos foram inscritos por Assembleias de todas as regiões do País nas quatro categorias de disputa na edição de 2025. A categoria com mais projetos inscritos foi a de “Projetos Especiais”, que contou com 19 trabalhos submetidos a avaliação.
O Prêmio Unale Assembleia Cidadã tem como principal objetivo promover políticas públicas para bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos estados brasileiros, com foco na modernização dos serviços legislativos prestados e na humanização do serviço público e do Poder Legislativo.
Com as inscrições finalizadas, os projetos agora serão submetidos à Comissão Organizadora e avaliadora do Prêmio, composta por membros indicados pela Unale, com função de planejar e supervisionar a execução do mesmo.
Além disso, a Comissão Avaliadora também é composta por especialistas independentes das áreas de gestão pública, comunicação, direitos sociais e inovação, com possibilidade de inclusão de representantes da sociedade civil, da academia e de organizações parceiras, conforme previsto no regulamento da disputa.
Os projetos serão avaliados pelos seguintes critérios, com pontuação total de 100 pontos:
- Eficiência e economicidade (20 pontos)
- Criatividade e ineditismo (20 pontos)
- Resultados e impacto social (30 pontos)
- Sustentabilidade e continuidade (10 pontos)
- Replicabilidade (20 pontos)
Obs.: os critérios de avaliação da categoria Reportagem Legislativa são diferentes dos dispostos acima, conforme regulamento específico do Prêmio Unale Assembleia Cidadã.
Os projetos finalistas do Prêmio serão aqueles que alcançarem as três maiores notas em cada categoria após a avaliação final da Comissão Avaliadora.
Vale destacar que a escolha dos vencedores se dará durante a 28ª Conferência Nacional da Unale, que será realizada nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, por meio de votação, onde a nota da Comissão terá peso 7 e a votação dos conferencistas terá peso 3. Os votos serão contabilizados por meio digital, urna física ou sistema indicado pela organização.
Confira os projetos inscritos em cada categoria:
PROJETOS DA 6ª EDIÇÃO DO PRÊMIO
Gabriel Spies/Ascom Unale



