Os 23 anos de atuação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Ceará foram homenageados em sessão solene, na última terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Ceará, proposta pela deputada Inês Arruda (PMDB).
Os 23 anos de atuação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Ceará foram homenageados em sessão solene, na última terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Ceará, proposta pela deputada Inês Arruda (PMDB). Na solenidade foram homenageados a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, os gestores e coordenadores de programas da instituição no Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
A coordenadora do Unicef no Ceará, Ana Márcia Diógenes, agradeceu em nome dos homenageados. Segundo ela, um dos grandes projetos apoiados pelo Unicef foi o Programa Agentes Comunitários de Saúde, que começou no Ceará e se tornou política pública de saúde. Ana Márcia falou ainda sobre a nacionalização do programa federal “Alfabetização na Idade Certa”. “Nossas crianças e adolescentes são a verdadeira razão de estamos aqui hoje por isso meu agradecimento especial”, reconheceu.
A deputada Inês Arruda lembrou que ainda existem desafios a serem vencidos como os altos índices de assassinatos de adolescentes no Brasil. Ela citou 81 mil adolescentes foram assassinados no período 1998-2008, no Brasil. Para ela, deve-se combater também a alta mortalidade de meninas devido a complicações no parto. “Temos que dar condições de uma vida saudável para que estes jovens possam desenvolver todo o seu potencial”, afirmou.