Search
Close this search box.

Idiana Tomazelli

Rio de Janeiro – Após cinco meses de queda, a produção industrial subiu 0,7% em julho segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo de expectativas dos analistas de 32 instituições ouvidos pela Agência Estado, que esperavam desde queda de 0,5% a avanço de 1,4%. Os cinco meses de queda acumularam uma retração de 3,5%.

A alta foi o melhor resultado desde janeiro, quando a atividade havia aumentado 2,5% na comparação com dezembro/2013. A base de comparação mais baixa e o maior número de horas trabalhadas contribuíram para elevar a produção, afirmou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

“É claro que a base de comparação mais baixa, em função de recuos sucessivos em meses anteriores, combinado também com um mês de julho com número de horas maior do que em junho, mês claramente marcado por feriados da Copa do Mundo, dá a conotação não só do resultado positivo, mas também do espalhamento”, explicou Macedo.

Apesar disso, ele ressalta que a produção tem apresentado tendência negativa desde outubro do ano passado. Só neste ano, teve cinco meses consecutivos de queda, período em que acumulou perda de 3,5%. “Há uma recuperação, uma melhora nesse ritmo de junho para julho, mas ainda insuficiente para reverter perdas observadas em meses anteriores”, citou Macedo.

Em relação a julho de 2013, a produção caiu 3,6%. Na comparação com igual mês de 2013, a queda foi a quinta taxa negativa consecutiva, segundo o IBGE. No ano, a produção da indústria acumula queda de 2,8%. Já em 12 meses, o recuo é de 1,2%.

Publicado no O Estado de São Paulo em 02/09/14

Compartilhe!