Os 24 deputados estaduais jovens, eleitos para a edição 2014 do programa Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizaram a última Sessão Ordinária de seus mandatos, na tarde desta quinta-feira, no plenário do Legislativo estadual, votando todos os projetos de lei apresentados por cada um deles.
O Parlamento Jovem é um programa que elege, todos os anos, 24 alunos de escolas públicas de todo o Estado, para aprenderem sobre o Poder Legislativo e para atuarem como deputados estaduais. Eleita presidente da legislatura de 2014, a estudante Marlessandra Neves classificou de “muito importante” a participação de todos os eleitos. “A ideia que se tem da política é uma, mas, quando se está dentro dela, é que se aprende que nada tem a ver com as denúncias”, avaliou a deputada-mirim.
Marlessandra acredita que “muitas pessoas têm uma idéia errônea do parlamento, mas quando se mergulha dentro dele, se sente que existem muitas pessoas boas e competentes e que têm vontade de tornar o nosso Estado bem melhor do que ele é hoje”.
Para a deputada jovem Juliana Costa, o importante é que todos tenham a consciência de que o fundamental é participar da política partidária, para que se tenha uma visão bem mais ampla do que a que se tem atualmente. “A mídia apenas mostra um lado do Parlamento. Mas, o lado bom, que deveria interessar mais ao jovem, não é mostrado”, afirmou. “Tenho a certeza de que a maior parte do Parlamento é importante para todos nós”, completou.
Segundo Juliana, o Parlamento nunca mais será o mesmo depois que os jovens o viram e viveram muito tempo dentro dele. “Tivemos a oportunidade de vermos a imensidão que é a Assembleia Legislativa, tanto do lado de dentro como do lado de fora do parlamento”, resumiu.
Os 24 deputados aprovaram 21projetos de lei e apenas três foram rejeitados. Um deles criou a “Voz Programa Cidadão” que dispõe sobre a coleta de lixo seletiva promovendo essa prática por meio da implantação de um programa de educação.
Fonte: Agência ALEAM