A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) sediou na noite desta terça-feira (24/11) a abertura do XXXV Encontro Nacional da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale). O evento continua até a sexta-feira (27/11) e tem a parceria do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Sisalms).
“É um orgulho para Mato Grosso do Sul o presidente da Fenale ser daqui. A Assembleia Legislativa abre este congresso com muita satisfação e desejo de bons trabalhos a todos”, disse o presidente da ALMS, deputado Junior Mochi.
Dentre as atividades previstas para o congresso está a eleição da próxima diretoria que comandará a Fenale por mais três anos. Em seu discurso, o atual presidente João Moreira agradeceu o apoio de todos durante sua gestão.
“São 22 anos de Fenale e sou muito grato ao empenho e dedicação de todos enquanto estive à frente, defendendo as lutas e bandeiras diante às administrações públicas. Espero que possamos continuar com este empenho”, ressaltou.
O secretário geral da Fenale, José Eduardo Rangel, disse que a principal objetivo do evento será a troca de informações entre os membros de todos os Legislativos. “Vamos conhecer mais a fundo todas as lutas sindicais que envolvem os parlamentos e assim possamos fortalecer os servidores públicos, que a maior luta é o reconhecimento da carreira”, destacou.
Outra bandeira da Fenale, segundo o tesoureiro geral e presidente do Sisalms, Nailor Vargas, é a luta por concursos públicos. “Queremos o fim da terceirização do serviço público e a precarização do trabalho, por isso lutamos pelos concursos”, registrou.
Confira a programação completa do Encontro, que ocorre a partir de amanhã no Hotel Grand Park, nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (MS):
25/11
9h – Comissão da Carta de Campo Grande
14h – Palestra Integração da Representação Sindical e o Poder Legislativo (palestrante Marlene Figueira da Silva – diretora de Recursos Humanos da ALMS)
17h – Reunião da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
26/11
9h – Reunião Ordinária do Conselho de Representantes
17h – Encerramento das atividades
27/11
8h – Congresso Nacional e Assembleia Geral
12h – Segunda convocação dos delegados para eleição.
13h – Entrega de certificados e encerramento.
Fonte: ALMS