A importância da adesão dos municípios ao programa Assine + Saúde deu o tom do discurso do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), na abertura do III Congresso Mineiro de Vereadores. O evento, organizado pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), aconteceu na terça-feira (5) e contou com a presença do governador do Estado, Antonio Anastasia.
Dinis Pinheiro defendeu os projetos realizados pelo Parlamento mineiro que impactam diretamente nos municípios. Entre eles, o deputado destacou a Renegociação da Dívida dos estados com a União e o próprio Assine + Saúde, que apoia projeto de iniciativa popular no Congresso Nacional que obrigue o governo federal a repassar 10% dos recursos para a saúde.
No evento, o governador Antonio Anastasia disse que a federação brasileira está em colapso. Para ele, este processo de fragilização vem de muito tempo e o fôlego que estados e municípios precisam passa por um novo Pacto Federativo. De acordo com o chefe do Poder Executivo, existe uma distorcida concentração de poder nas mãos da União, o que torna necessária a descentralização da política nacional.
Fonte: Agência ALMG