Search
Close this search box.

Com o objetivo de discutir as necessidades, realidades e anseios das favelas do Estado, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima segunda-feira (8), o debate Sou Favela Uai: comemoração da Lei nº 20.808, de 2013, que instituiu o Dia Estadual da Favela. A iniciativa é do presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Durval Ângelo (PT).

Fruto do projeto de lei 2.099/11, do deputado Durval Ângelo, o Dia Estadual da Favela, celebrado a 4 de novembro, é amparado pela Lei 20.808, de 2013, em vigor desde o dia 27 de julho do ano passado. A escolha da data deve-se ao fato de que foi num dia 4 de novembro que circulou, no Rio de Janeiro, o primeiro documento oficial que comparava o Morro da Providência, no Centro da cidade, ao Morro da Favela, no Arraial de Canudos (BA).

Entre os convidados estão o defensor público Hélio da Gama e Silva; o presidente Nacional da Central Única das Favelas (Cufa), Francisco José Pereira de Lima, de Fortaleza (CE); os fundadores da Cufa, Giselle Gomes Souza e Celso Athayde, ambos do Rio de Janeiro (RJ); o coordenador da Cufa-MG, Francislei Henrique Santos; a líder comunitária da Pedreira Prado Lopes, Valéria Borges Ferreira; o sócio da Favela Holding, Elias Tergilene; e o fundador da Rádio Favela, Misael Avelino dos Santos.

Fonte: ALMG
Foto: San Andreas/Terra

Compartilhe!