O impacto das drogas na violência contra a mulher e aspectos psicológicos da violência contra a mulher são os dois temas que serão debatidos no 2º encontro promovido pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima quarta-feira (16/8/23). A reunião será às 14 horas, no Auditório SE do Palácio da Inconfidência.
A primeira palestra será conduzida pela subsecretária de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e mestranda em Direito Público na Fundação Universitária Iberoamericana, Cláudia Gonçalves Leite. A segunda palestra será proferida pela cofundadora dos projetos Sentir Mulher e Sentir Família e voluntária nos programas Grupo de Apoio às Mulheres GAMAS e Grupo Colcha de Retalhos, a psicóloga Daniela Bittar Silveira Dias.
A série de encontros realizados pela Procuradoria da Mulher da ALMG, criada em 2021, consolida um de seus papéis, que é colaborar para o enfrentamento das discriminações e violências, por meio do recebimento e da análise de denúncias e do encaminhamento dos casos aos órgãos competentes.
Os objetivos da série de encontros com especialistas são promover o diálogo entre o Poder Legislativo e os públicos ligados a esse tema; disseminar informações sobre políticas públicas voltadas para as mulheres; e incentivar a criação de procuradorias da mulher no âmbito dos municípios.
Os próximos Encontros estão previstos para os dias 23 e 29 de agosto; 5, 12, 19 e 26 de setembro. Todos os debates são transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da ALMG. A procuradora-geral da Mulher é a deputada Ione Pinheiro (União) e a procuradora adjunta é a deputada Delegada Sheila (PL).
São funções da Procuradoria da Mulher da ALMG: atuar na promoção de políticas públicas e de ações educativas para mulheres; atender demandas relativas à discriminação e à violência contra a mulher; e zelar pela participação efetiva das deputadas nos órgãos e atividades da ALMG.
Fonte: ALMG