fm205541Utilizar borrachas de pneus velhos para a produção de asfalto. A proposta está sendo discutida na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp. Pelo projeto, o produto seria usado no recapeamento de rodovias estaduais e na construção e recuperação de vias públicas.

O Projeto de Lei 5/2017 é da deputada Rita Passos (PSD), que atenta para o problema ambiental causado pelos pneus em desuso. Segundo ela, o material oferece riscos à saúde pública quando descartado de forma errada, podendo ainda ser foco de criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, vírus zika e febre chikungunya. “Além disso, os pneus ocupam espaços urbanos e têm um tempo de decomposição indeterminado”, diz.

No Brasil, dos 170 mil quilômetros de estradas, apenas 8 mil são pavimentados com asfalto ecológico. O produto é utilizado nos Estados Unidos há mais de quarenta anos. Nas concessionárias de rodovias o uso está crescendo; 22% das estradas administradas pela EcoRodovias, o equivalente a 1500 quilômetros, já são pavimentadas com esse produto.

O engenheiro de projetos especiais da Ecovias, Paulo Rosa, informa que no Estado de São Paulo, as estradas Anchieta e Imigrantes, que ligam a Baixada Santista à capital, já possuem a tecnologia. “Em geral, o pavimento de asfalto com borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional”, explica.

Fonte: ALESP
Compartilhe!