Search
Close this search box.
Foto/Divulgação

Tramita na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) projeto de lei de autoria do deputado estadual Dirceu Dalben (Partido Liberal), que propõe a criação de Bases de Excelência da Mulher nos municípios paulistas (PL nº 521/2021). As unidades visam garantir atendimento digno, ágil e humanizado às mulheres, em consultas e procedimentos médicos, questões psicossociais e casos de violência.

“Em 2018, como vereador de Sumaré e presidente da Comissão de Justiça e Redação, emiti parecer favorável à criação da Base da Excelência da Mulher (BEM) no município. Tamanho foi o sucesso da iniciativa que, no ano seguinte, a unidade de saúde já foi ampliada. Nosso intuito com esse projeto de lei é expandir a Base de Excelência da Mulher para demais cidades paulistas, unificando, agilizando e qualificando o atendimento às mulheres. Queremos que elas sejam efetivamente acolhidas, em um ambiente exclusivo, que leve em conta todas as particularidades femininas”, explicou o parlamentar.

Na BEM de Sumaré, todo o espaço é planejado e preparado para atender às mulheres com privacidade e conforto, inclusive aquelas que, infelizmente, são vítimas de violência. A unidade oferece várias especialidades médicas, como mastologia, ginecologia, obstetrícia de alto risco, diagnóstico de infertilidade, uroginecologia, fisioterapia pélvica, além de realizar procedimentos como a inserção e retirada de DIU, colposcolpia, cauterização de lesões no colo uterino, coleta de citologia oncótica, mamografias e ultrassons. São casos que fogem ao grau de resolubilidade da Atenção Primária. Além do atendimento médico, a Base de Excelência da Mulher de Sumaré também oferece orientação nutricional e assistência psicossocial.

“A implantação da BEM em Sumaré, com os atendimentos e procedimentos ofertados, agilizou a investigação e o diagnóstico precoce de enfermidades que acometem o público feminino. E quanto antes o tratamento é iniciado, maiores são as chances de cura. As mulheres merecem essa atenção e atendimento especial!”, comentou o deputado.

A tramitação do Projeto de Lei nº 521/2021 pode ser acompanhada no site da Alesp: www.al.sp.gov.br.

FONTE: ALESP

Compartilhe!