Search
Close this search box.

fg246419A Assembleia Legislativa de São Paulo sedia diversas exposições temporárias livres para visitação. Só no último ano, foram mais de 70 mostras de pinturas, esculturas, fotografias e as mais diversas expressões culturais.

Idealizada por um grupo de profissionais de gerontologia (estudo dos fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano), a exposição “Fases do Envelhecimento” transportou para o Espaço Villas Boas da Alesp, fotografias de diversos idosos amparados pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), para mostrar que o envelhecimento é algo natural e merece ser apreciado pela sociedade.

Já com o intuito de valorizar o papel da mulher na sociedade e estimular a sua representatividade, a mostra “Mulheres Negras: cultura e protagonismo” trouxe à Alesp 27 painéis com fotografias de mulheres negras que se destacam em suas trajetórias. “Queremos provocar a reflexão. Procuramos desconstruir padrões que levam à discriminação da mulher negra na sociedade”, explicou a organizadora Kátia Trindade.

Aberto ao público das 8h às 20h30, o Palácio também recebe exibições informativas e científicas. Em outubro do último ano, o Espaço Cultural V Centenário acolheu a obra “Pesquisa é desenvolvimento”, idealizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Nela, os visitantes aprenderam um pouco sobre inovações desenvolvidas para a área da saúde, da agropecuária, do setor industrial e do empreendedorismo.

O artista que desejar expor suas obras precisa entrar em contato com a Divisão de Comunicação Social. Para ficar por dentro da programação, basta acessar a agenda pelo portal da Alesp https://www.al.sp.gov.br/.

Visitas monitoradas

Ao longo do ano, a Alesp também promove o Programa de Visitas Monitoradas voltado para grupos de estudantes, turistas e associações. Acompanhados por monitores, os participantes fazem uma visita completa aos espaços do Palácio 9 de Julho e conhecem os auditórios e plenários, onde acontecem reuniões temáticas e sessões legislativas.

No último ano, aproximadamente três mil pessoas participaram do programa e conheceram mais sobre a rotina do legislativo. Foi o caso dos 25 vereadores mirins do programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itapeva, que prestigiaram as exposições artísticas temporárias e o acervo permanente, além de acompanhar, as sessões legislativas e as reuniões das comissões.

Visitas internacionais também são bem-vindas, como a comitiva africana com 120 pessoas que veio conhecer um pouco sobre a Alesp e realizou uma apresentação musical étnica no plenário Juscelino Kubitschek.

As atividades ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 14h, para grupos de no mínimo 15 e no máximo 50 visitantes, e devem ser previamente agendadas com a Divisão de Comunicação Social. A idade mínima recomendada é de 12 anos.

Serviço:

Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera

Horário: das 8h às 20h30

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6628 ou no e-mail comsocial@al.sp.gov.br

Fonte: ALESP
Compartilhe!