Foi uma manhã de muita informação e troca de experiências no auditório da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização para os cuidados com o câncer de mama.
A médica mastologista Denise Fróes Brandão falou para uma plateia formada por servidores e servidoras da Casa Legislativa sobre os cuidados na prevenção do câncer de mama. A médica é formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador, Bahia), fez residência médica de Cirurgia Geral no Hospital Santo Antônio (Salvador, Bahia) e residência médica de Mastologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Na palestra, a médica falou sobre os cuidados, os hábitos, o modo de vida de cada uma das mulheres no tocante à prevenção e nos tratamentos mais avançados na área.
Com informação, as mulheres podem chegar mais rápido ao diagnóstico e garantir tratamento mais cedo para que a doença não avance. A diretora da Elese Telma Pimentel falou sobre a importância de reunir mulheres em torno de um assunto tão importante. “É papel da Escola do Legislativo garantir informação de qualidade com profissionais capacitados para atender às necessidades dos servidores e servidoras. É nosso papel garantir que esses eventos se transformem em disseminadores de um conteúdo valioso para ajudar mulheres de todas as idades nessa prevenção tão importante”, falou a diretora.
Em Sergipe, no ano de 2023, 500 já mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama. Em 2024, embora os dados não estejam fechados, de janeiro a julho, foram notificados 225 casos de câncer de mama. A campanha Outubro Rosa é um movimento que ocorre em todo o mundo para despertar e reforçar a ideia que é preciso cuidar da saúde, fazer o autoexame, ter uma frequência nas consultas preventivas e, caso sejam detectados sinais da doença, iniciar o tratamento o mais rápido possível.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil, excluindo-se os casos de câncer de pele não melanoma. Embora alguns fatores de risco não sejam modificáveis, existem várias medidas que podem ser adotadas como prevenção do câncer de mama; como hábitos de estilo de vida estão cada vez mais associados ao risco de desenvolvimento de câncer de mama, manter um peso adequado, alimentar-se de forma saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são ações fundamentais para as mulheres se protegerem contra o câncer de mama.
O evento foi uma ação em conjunto da Coordenação Pedagógica e da Coordenação de Projetos Culturais da Escola do Legislativo.
Foto- Jadilson Simões/ALESE
Fonte: ALESE