O número de pessoas que usam drogas aumentou para 292 milhões em 2022, o que representa um aumento de 20% em dez anos. É o que mostra o Relatório Mundial sobre Drogas de 2024, que ainda fala que o surgimento de novos opiáceos sintéticos e a oferta e procura recorde de outras drogas agravam o problema.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que mais de três milhões de pessoas morrem por ano devido ao consumo de álcool e de drogas psicoativas. Deste total, 2,6 milhões estão relacionados ao consumo de álcool, e outros 600 mil ao uso de drogas psicoativas.
A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou leis para ajudar na prevenção e orientação a respeito do uso de drogas lícitas e ilícitas. A intenção é levar conhecimentos para crianças e adolescentes no início da vida social.
A Lei Nº 8.435, de 18 de junho de 2018, institui o dia 22 de setembro como o Dia de Prevenção ao Uso de Drogas. Nesta data, o assunto precisa ser comentado em todos os locais como forma de alertar sobre os problemas causados pelo consumo.
A Lei Nº 8.435A, de 18 de junho de 2018, institui o programa ‘Juventude Precavida’. O programa tem o objetivo de levar orientação dirigidas aos pais e/ou responsáveis para que entendam como identificar e/ou prevenir o ingresso dos filhos à prática de atividades ilícitas ou nocivas à incolumidade física ou psíquica.
De acordo com a lei, devem ser criadas equipes de trabalho vinculadas às escolas, para atuar na prevenção do uso de drogas, desenvolver ações voltadas ao combate do uso de drogas, através de campanhas educativas, de conscientização e valorização da vida, desenvolver ações com o objetivo de impedir o ingresso do aluno em atividades ilícitas e vícios prejudiciais à sua incolumidade física e garantir suporte aos pais ou responsáveis sempre que necessário para a reinserção social do aluno.
Fonte: ALESE