Deputada estadual, e, atualmente responsável por conduzir a Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), Maisa Mitidieri ocupou a tribuna de honra da Casa Legislativa para destacar as atividades que serão realizadas pelos próximos dias em alusão ao Movimento Outubro Rosa. Com o tema: ‘Priorize-se, saúde não espera!’, a 20ª Legislatura inicia uma série de atividades que acontecem nas dependências da Alese, bem como em comunidades, municípios e casas de assistência às mulheres com câncer.
O histórico da Assembleia mostra que todos sempre buscaram apoiar este movimento internacional. Será um mês repleto de ações voltadas, em especial para as mulheres, e que contará, por exemplo, com uma palestra que acontece no dia 27 deste mês na Escola do Legislativo (Elese). O tema será: ‘Direitos da pessoa com câncer’; nossa Procuradoria está trabalhando bastante para contribuir ao máximo com a campanha. Vamos nos cuidar e conscientizar todas para a realização de exames; agindo assim, estaremos salvando as nossas vidas e as vidas de outras pessoas”, destacou Maisa Mitidieri.
Criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa possui a perspectiva de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O índice de óbitos em decorrência desta doença segue alto no Brasil. Dados apresentados pelo governo federal, por intermédio do Ministério da Saúde, revelam que o câncer de mama segue liderando o ranking nacional, como a principal causa de morte por câncer em mulheres.
Autoestima
Com a perspectiva de melhor acolher as mulheres diagnosticadas com a doença, foi lançada também uma campanha voltada para a doação de lenços que serão distribuídos junto às instituições que atuam diretamente no atendimento as pessoas com câncer. Esta atividade social e humanista está sendo desenvolvida em parceria com a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe; Centros de Apoio Operacional da Mulher do Ministério Público de Sergipe; Associação Sergipana do Ministério Público; e com a Liga Acadêmica de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau.
Paralelo à palestra na Elese, serão ofertados exames de mamografias para as mulheres com 40 anos ou mais – fruto de uma parceria com a Diretoria de Saúde da Alese e Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher – CAISM. As interessadas devem Comparecer ao Centro Médico da Assembleia, no período de 04 a 11 de outubro de 2023, para cadastro e agendamento do seu exame, que será realizado no Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher – CAISM. “Doe lenços e faça alguém feliz. Sabemos que fortalecer o estado psicológico das mulheres é de extrema importância na luta contra a doença”, completou a deputada Maisa Mitidieri.
Fonte: ALESE