ALESE: Assembleia aprova projeto que trata sobre o uso racional de medicamentos

O Estado de Sergipe terá, anualmente, no período de 5 a 11 de maio, uma semana dedicada a ações educativas de conscientização com o intuito de reforçar o alerta sobre os riscos da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos. É que a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou o Projeto de Lei nº 285/2023, de autoria do deputado Manuel Marcos (PSD), que institui a ‘Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos’.

Parcerias

“As atividades provenientes da Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos poderão contar com a cooperação da iniciativa privada, de entidades civis ou de organizações profissionais ou científicas que, a critério do Poder Executivo, possam prestar esclarecimentos e informações sobre o tema”, versa a propositura.

Na justificativa do projeto, o parlamentar esclarece que os medicamentos são produtos preparados para auxiliar a manutenção da saúde em caso de necessidade, mas o uso incorreto pode levar a uma série de problemas e até mesmo a morte. Por isso, o uso racional é importante para garantir que os medicamentos terão os efeitos desejados.

Iniciativas

Mediante propositura, durante os sete dias da Semana, poderão ser desenvolvidas ações e campanhas com a finalidade de incentivar estudos e experiências inovadoras na área. A saber: instruir a sociedade para os perigos da compra de medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos que soltam facilmente ou estejam apagados e borrados; informar a população sobre a importância da utilização precisa de medicamentos pelo tempo indicado, na dose prescrita e nos horários corretos; Esclarecer a coletividade sobre a necessidade do armazenamento e descarte adequados de medicamentos; e ainda conscientizar a comunidade sobre a indispensabilidade do farmacêutico para a promoção do uso racional de medicamentos.

Brasil

O dia 05 de maio foi instituído como “Dia nacional do uso racional de medicamentos’. O intuito é de  reforçar o alerta sobre os riscos da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos. A utilização de remédios sem prescrição e orientação profissional adequada é uma realidade bastante comum na vida dos brasileiros. Segundo uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), no ano de 2019, mais de 75% dos brasileiros que utilizaram algum tipo de medicamento nos 6 meses anteriores, fizeram isso sem orientação de um profissional de saúde.

Fonte: ALESE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo