Na manhã desta terça-feira (18), em sessão mista da Assembleia Legislativa, os parlamentares sergipanos aprovaram, por unanimidade, uma indicação da deputada estadual Goretti Reis (PSD) onde ela apela ao governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, a viabilidade na divulgação do boletim diário contendo a evolução dos pacientes internados com diagnóstico de COVID-19 para os familiares, na Rede Hospitalar do Estado.

Goretti registra o momento difícil, por conta da pandemia, da impossibilidade de contato de familiares com os pacientes que dão entrada em unidades de saúde. “A ausência da visita e contato dos familiares traz medo ao paciente e aflição para a família que fica do lado de fora aguardando por notícias e torcendo pela recuperação. O direito à informação para as famílias é primordial”.

A parlamentar ainda acrescenta que é fundamental o recebimento de informações do paciente. “A pandemia tem provocado insegurança nas pessoas no que diz respeito à qualidade da informação, por ser uma doença nova. O quadro do paciente, diário, irá amenizar a dor e ansiedade das famílias”.

“Os hospitais devem oferecer, além dos serviços de acolhimento, o suporte para acompanhamento do paciente internado com suspeita e com diagnóstico de COVID, utilizando o serviço de telefonia. Nossa propositura propõe um canal de comunicação diário e acolhedor, que informe sobre o quadro clínico do paciente internado com suspeita ou com diagnóstico da doença”, completou.

Fonte: ALESE
Compartilhe!