3d3e03ebc850391704b7208320d11d708fa0772dO Espaço Didático Cultural da Assembleia Legislativa recebe até o dia 30 de junho a exposição “O Encanto da Tradição”, do fotojornalista catarinense Guto Kuerten. A mostra reúne 26 imagens captadas no ano passado, durante uma apresentação de boi de mamão na Festa das Tradições do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Campeche, em Florianópolis.

Segundo o fotojornalista com mais de 29 anos de carreira, a ideia era apenas registrar a apresentação cultural da escola onde estuda o filho caçula. “Era um sábado, fim de tarde ensolarado, com uma luz muito boa. Fui acompanhar o Heitor, que é encarnado em boi de mamão. Ele acabou não participando porque a atividade era voltada pros alunos maiores. Mas ficou lá no meu colo enquanto eu fotografava, me ajudando com as lentes. Meu objetivo não era fazer fotos para uma exposição. Foi tudo por acaso, feito de forma instintiva.”

As imagens ganharam repercussão depois da publicação na coluna Visor, do jornal Diário Catarinense. “Trabalhava no DC e publiquei o material na segunda-feira. Aí a história bombou! A diretora imprimiu as fotos em papel A4 e distribuiu pela escola. A secretária municipal de Educação viu e sugeriu fazermos uma exposição”, contou Guto.

Foi então que surgiu o projeto conjunto para criar o 1º Encontro de Bois de Mamão da Educação Infantil de Florianópolis. A exposição fotográfica sobre o tema assinada por Guto fez parte das atividades do evento, realizado no Mercado Público na Capital. O encontro promoveu apresentações de creches municipais, contação de histórias, passeio cultural, oficinas com rendeiras e de confecção de maricotas, entre outras atrações. A iniciativa deve ser repetida neste ano.

As fotografias, conforme Guto, buscam transmitir o fascínio provocado pelo boi de mamão nas crianças e também nos adultos. Para ele, a maior riqueza da atividade é o envolvimento de toda a comunidade escolar para a manutenção da cultura local. “Você assiste à apresentação e se encanta porque tudo é feito na comunidade. A professora transmite essa cultura riquíssima pros alunos, eles então constroem com os pais, que repassam pra comunidade. E existe a regionalização, por exemplo, o enredo é feito por pais, professores, alunos e direção com referências da própria comunidade.”

Saiba mais
O boi de mamão é uma manifestação folclórica que envolve música, dança e teatro em torno do tema épico da morte e ressurreição do boi. Com origem nas brincadeiras com o boi feitas nos Açores, tem seu primeiro registro com esse nome em Santa Catarina datado de 1840.

A brincadeira popular tradicional no litoral catarinense também é encontrada em outras regiões do país. Conforme o local, pode ser chamada de boi bumbá, bumba meu boi, boi pintadinho, boi matraca.

Os personagens da história são o boi, o proprietário do boi, a bernuncia (ou bernunça é uma espécie de bicho-papão que engole tudo o que encontra pela frente) e seu filhote, a maricota, o doutor, o cavalinho, a benzedeira, a viúva, além de macacos, cabras, cachorros e urubus. Os protagonistas do festejo vestem fantasias, geralmente feitas por uma armação de metal ou madeira e por pano.

Serviço
A exposição montada no 1º andar do anexo do Palácio Barriga Verde pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A entrada é gratuita.

Fonte: ALESC
Compartilhe!