O estado de Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira (28) o Meet Up Floripa. Florianópolis passa a integrar o circuito mundial de cidades onde está sendo oficialmente lançada a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento, aprovado na última semana pela entidade contém os 17 objetivos e as 169 metas a serem alcançadas nos próximos 15 anos para o desenvolvimento sustentável do planeta.
O evento aconteceu no Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), e reuniu representantes de organizações não governamentais, empresariais, lideranças de entidades de classe e acadêmicos.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o planejamento também é conhecido, são uma continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, acordados em 2000 pelos 193 estados-membros da ONU para combater a pobreza.
Mais ambicioso que o projeto anterior, o ODS mantém a busca da erradicação da fome e da pobreza, mas apresenta metas também para a promoção da agricultura sustentável, da saúde, da educação e da igualdade de gênero, além do acesso universal à água, ao saneamento e à energia sustentável. O ODS, cujo cumprimento será acompanhado mediante 300 indicadores, menciona ainda ações para a promoção do crescimento econômico inclusivo, do emprego, da industrialização, de cidades sustentáveis e para a redução da desigualdade.
Uma das principais inovações na nova agenda da ONU, é o alcance das suas ações, destacou o Secretário Executivo Adjunto do Movimento pela Cidadania e Solidariedade – Nós Podemos, Odilon Luís Faccio. “Enquanto os objetivos do milênio traziam metas apenas para os países em desenvolvimento, agora todas as nações estarão envolvidas na busca de um modelo de produção e consumo mais equilibrado. E isto é fundamental para que as próximas gerações possam ter uma vida mais sustentável, equilibrada e justa.”
Outra novidade promovida pela ONU para a concretização dos ODS é a abertura à participação do setor empresarial, afirmou a presidente a Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Adelita Adiers. “Não podemos depender apenas das ações isoladas dos governos ou das entidades da sociedade civil. Se juntarmos os esforços de todos, poderemos conseguir resultados muito mais amplos.”
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
– Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
– Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável;
– Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
– Garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos;
– Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
– Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;
– Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos;
– Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
– Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
– Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles;
– Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
– Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis;
– Tornar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
– Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
– Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda da biodiversidade;
– Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável; proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
– Fortalecer os mecanismos de implantação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Agência ALESC