Os deputados aprovaram em plenário, na tarde desta terça-feira (9), o projeto de lei que cria um mês de conscientização sobre a doença de Parkinson em Santa Catarina.
A proposta altera a Lei n° 18.531, de 2022, para instituir o ‘Abril da Tulipa Vermelha’’.
O autor do projeto, deputado Napoleão Bernardes (PSD) justifica que a intenção é reforçar o Dia Mundial de Conscientização sobre a doença, comemorado em 11 de abril, para estabelecer um mês inteiro dedicado à divulgação de informações acerca do problema.
Ainda de acordo a matéria, o símbolo, tulipa vermelha, já é reconhecido internacionalmente, após a criação da flor pelo floricultor holandês, J.W.S Van der Wereld, que foi diagnosticado com a doença. Ele deu nome à criação de “Tulipa Dr.James Parkinson”, em homenagem às contribuições científicas feitas pelo médico.
Dessa forma, o “Abril da Tulipa Vermelha” tem o objetivo de possibilitar a utilização de instrumentos de identificação com o símbolo às pessoas com doença de Parkinson, assim como ocorre com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com outras deficiências ocultas, que usam um cordão de girassol.
A proposta agora segue para a sanção do governador do Estado.
Sobre o Parkinson
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 1% da população mundial acima dos 65 anos de idade tem Parkinson. No Brasil, a estimativa é que 200 mil pessoas sofram com o problema.
A doença é um distúrbio neurológico progressivo, provocado pela degeneração de células responsáveis pela produção do neurotransmissor dopamina, que tem, entre outras funções, o controle dos movimentos.
Entre os sintomas do Parkinson estão, tremor, que afeta geralmente as mãos, lentidão dos músculos, desequilíbrio e alteração na fala e na escrita.
Fonte: ALESC