Mesmo com as medidas de restrição impostas pela pandemia do novo coronavírus, que diminuíram a circulação de pessoas e veículos nas ruas da Grande Vitória, o número de vítimas decorrentes de acidentes fatais no trânsito na região metropolitana aumentou em 2020 em comparação ao ano anterior.
Dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar (PMES) apontam que ocorreram 4.677 acidentes em 2020, com 24 mortes. Já em 2019 aconteceram mais acidentes, 6.123, mas com menos mortes, 14. Neste ano o indicativo é que a marca tanto de acidentes quanto de vítimas será superada, pois de janeiro a abril foram registrados 4.169 acidentes e 18 mortes.
O capitão Hércules Raul Maciel, do BPTran, acredita que com menos movimento nas ruas os motoristas tenham se sentido mais seguros para pisar no acelerador e cometer mais irregularidades no trânsito.
Segundo o militar, os locais com maior incidência de acidentes graves na Grande Vitória são as rodovias estaduais, como a Rodovia do Sol, a Leste-Oeste e a Norte-Sul. As estatísticas do BPTran também indicam que os homens são maioria entre os condutores e responsáveis pela maior parte dos acidentes, principalmente, os fatais.
Maio Amarelo
Para o capitão Hércules Raul Maciel, que possui mais de 20 anos de PMES, sendo 11 dedicados ao BPTran, campanhas como o Maio Amarelo, voltadas para a conscientização no trânsito, são importantes para levar informações para os cidadãos e tentar diminuir os índices de acidentes e mortes.
“O Maio Amarelo nasceu em 2011 por meio da ONU. Mundialmente estavam ocorrendo muitos acidentes, eram 1,3 milhão de óbitos por ano, então a comunidade internacional viu a necessidade de ter esse momento específico para alertar a população. É o amarelo de alerta no trânsito, devemos utilizar as vias com mais prudência e mais cautela porque a vida é o fundamental”, afirmou.
No site da Assembleia Legislativa (Ales) o movimento do Maio Amarelo, inclusive, foi abordado em matéria especial. O tema também foi abordado em pronunciamentos dos parlamentares na sessão ordinária híbrida da Casa no início do mês.
Números do BPTran
2021
Janeiro a abril
Número de acidentes: 4.619
Sem vítimas: 3.218
Com vítimas: 1.401, sendo 18 mortes
2020
Número de acidentes: 4.677
Sem vítimas: 3.278
Com vítimas: 1.399, sendo 24 mortes
2019
Número de acidentes: 6.123
Sem vítimas: 4.401
Com vítimas: 1.722, sendo 14 mortes
Fonte: ALES