Com a expectativa de reunir cerca de 1.500 participantes, teve início nesta quarta-feira (3) a 28ª edição da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A sede escolhida foi o município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e o evento termina na próxima sexta-feira (5).
A conferência terá como tema “Humanidade Conectada: Os Legislativos Estaduais no tempo da IA e das Emergências Climáticas”. A presidente da Unale, deputada Tia Ju (Republicanos-RJ), destacou a importância de debater esses assuntos.
“É de suma importância debater sobre esses temas, porque é no Poder Legislativo que surgem as leis necessárias para efetivação das políticas públicas. Nessas ações a gente prepara os nossos parlamentares com informações”, avaliou a parlamentar.
Uma comitiva da Assembleia Legislativa (Ales) está no evento, onde o Legislativo Capixaba concorre mais uma vez ao Prêmio Unale Cidadã. Em 2024, a Ales foi a vencedora na categoria Projetos Especiais, com o projeto Arranjos Produtivos, que atua para fortalecer a agricultura familiar do Espírito Santo. Em 2025 está na disputa o projeto Ales Sustentável, um dos três finalistas da categoria “Gestão”.
O Ales Sustentável impacta direta e positivamente as rotinas que movem o Legislativo estadual, buscando a promoção de práticas institucionais voltadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica da instituição. Com ações orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – Agenda 2030.
A iniciativa tem frentes bem definidas, como avaliar consumo de recursos, medir eficiência de processos e reduzir desperdícios, monitorar emissões e resíduos, além de orientar políticas públicas e prestar contas com transparência.
“O projeto promove boas práticas de sustentabilidade, como o direcionamento correto de resíduos e a coleta seletiva. Com a nossa cartilha, orientamos a todos como agir dentro da Assembleia e também do lado de fora. Todas essas ações de sustentabilidade trazem um ganho social e ambiental para todos nós”, explicou o subdiretor de Sustentabilidade, Williman de Andrade.
O Prêmio
Foram 70 projetos inscritos na primeira fase do Prêmio Assembleia Cidadã 2025. A premiação reconhece e divulga ações que aproximam o Poder Legislativo do cidadão ou humanizam o Parlamento em todas as suas relações: interna, com outras instituições e a sociedade.
Fonte: ALES



