ALERS: TV AL tem programação especial dedicada ao mês da mulher

Ex-miss Brasil Deise Nunes é uma das mulheres entrevistadas na programação especial da TV AL
Ex-miss Brasil Deise Nunes é uma das mulheres entrevistadas na programação especial da TV AL
Ex-miss Brasil Deise Nunes é uma das mulheres entrevistadas na programação especial da TV AL

Em março, a TV Assembleia tem programação especial em homenagem às mulheres. Os programas produzidos pela TVAL destacam, durante todo o mês, temas relacionados à igualdade de gênero, aos diretos das mulheres, ao combate à violência contra a mulher, doméstica e familiar, entre outros.

Destaque para o programa Plenário, que antecede a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, marcada para 9 de março, às 14h. A jornalista Enni Figueiredo entrevista as deputadas ao vivo e dedica espaço para que as parlamentares homenageiem as mulheres e apresentem os assuntos relacionados ao tema defendidos em seus mandatos. Logo em seguida, a TVAL transmite ao vivo a sessão solene. Neste mesmo dia, às 11h, a TVAL também transmite ao vivo a solenidade de posse da nova Procuradora Especial da Mulher, deputada Sofia Cavedon (PT).
As pautas relativas às mulheres também podem ser conferidas nos programas:
  • Diálogos Parlamentares, às terças e quintas-feiras, às 22h30, em março abre espaço exclusivo às entrevistas com as deputadas
  • Democracia, dia 09/03, às 23h, traz para o debate o pioneirismo das mulheres em diversas áreas
  • Faça Diferença, dia 12/03, às 10h, recebe meninas que votam pela primeira vez neste ano para uma conversa sobre a participação da mulher na política; e no dia 19/03, também às 10h, o programa aborda os 90 anos do voto feminino no Brasil
  • Réplica e Tréplica, dia 16/03, às 12h, debate sobre a participação da mulher na política
  • Agro RS em Foco, dia 12/03, às 12h30, trata sobre a atuação da mulher no campo
  • Capítulo Zero, dias 12 e 19/03, às 10h30, entrevista mulheres que atuam em diferentes áreas da cultura.
  • Jornal Assembleia, a cobertura completa das atividades promovidas pelo Legislativo, no mês da mulher, pode ser conferida nas edições do Jornal Assembleia, às terças e quintas-feiras, às 22 horas.
Além dos programas que já fazem parte da grade da emissora, também estão sendo exibidos interprogramas especiais:
  • Empoderadas, conjunto de interprogramas com depoimentos de mulheres sobre a luta pela igualdade de gênero, sobre o combate aos preconceitos, aos abusos, à violência, e também sobre as conquistas, os avanços e a atuação das mulheres nos mais diversos segmentos sociais, ocupando espaços de poder. “Empoderadas” é um reconhecimento do poder feminino e da importância desse poder para a sociedade. Entre as mulheres estão, Deise Nunes, miss Brasil 1986; Maria Luiza Benitez, jornalista, cantora nativista e historiadora; Gerusa Cristina de Souza, psicóloga e psicopedagoga; Ewelin Canizares, representante do Movimento Feminista de Mulheres com deficiência Inclusivas; Cecília Silveira, coordenadora e regente da Orquestra Vilallobos, Cindi Sandri – professora e diretora do Simpa, Bia da Ilha, liderança comunitária da Ilha da Pintada.
  • Transformando leis em igualdade, interprogramas que visam a esclarecer o que estabelece a legislação sobre os direitos das mulheres e sobre a violência contra a mulher, doméstica e familiar. Apresentam resposta para perguntas como “O que é violência contra a mulher? O que é violência doméstica e familiar” Quais são os tipos de violência doméstica? Como agir em caso de violência doméstica? E qual é o papel da autoridade policial nestes casos? O que é e quais são as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha para proteger vítimas de violência doméstica?”. Os vídeos contam com a colaboração de mulheres especialistas nos temas abordados e foram produzidos com base na cartilha “Transformando Leis em Igualdade”, elaborada pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa.
  • Transformando leis em igualdadeDeputadas, interprogramas com a participação das deputadas estaduais, que integram a 55ª Legislatura do Parlamento. Nos vídeos, as deputadas apresentam proposições de autoria própria que tratam sobre direitos das mulheres.
Todos os interprogramas são exibidos nos intervalos da programação da TV Assembleia RS. Também estarão disponíveis no canal do Youtube, em TV Assembleia Legislativa – RS – YouTube.
Fonte: ALERS
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo