AL005618F-PECAS WEBA Assembleia Legislativa promove, de 4 a 10 de julho, a primeira edição da Feira Literária do Parlamento Gaúcho. A iniciativa, capitaneada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), tem como propósito incentivar o hábito da leitura e valorizar os escritores gaúchos. “O projeto é resultado do empenho pessoal do presidente do Legislativo, que além de ávido leitor é um escritor. A Feira Literária pretende abrir um espaço institucional de estímulo à leitura e também à produção literária”, explica o superintende de Comunicação e Cultura do Legislativo, Inocêncio Teles Moreira Filho.

Além da comercialização de livros, que ficará por conta de pelo menos 13 editoras em parceria com a Câmara do Livro, a Feira Literária tem prevista uma série de atividades culturais. Uma delas é o Sarau Sopapo Poético, que desde 2012 celebra o protagonismo negro em rodas de atuações, reflexões e convivência. Estão previstas ainda a apresentação da atriz Bárbara Catarina em uma sessão de contação de histórias e a realização de uma mesa redonda sobre O Poder Transformador da Leitura, com a participação dos escritores Dilan Camargo, Gláucia de Souza e Davi Lima de Oliveira e do professor de Literatura Sergius Gonzaga.

O outro ponto alto da programação é a palestra A importância da Leitura e a Valorização da Vida, que será proferida pela monja Chagdud Khadro. Também está programado o lançamento do livro A Arte do Medo, de Dilan Camargo, seguido de sessão de autógrafos.

Geladeiroteca
Durante a Feira Literária, será inaugurada a Geladeiroteca, projeto que deverá ter caráter permanente. A iniciativa consiste em disponibilizar livros dentro de uma geladeira, que ficará no hall de entrada do Palácio Farroupilha. Adesivada com mensagens de estímulo à leitura (Leve um livro, solte a mente. Deixe outro, me alimente),a Geladeiroteca, segundo Inocêncio, deverá se constituir como um ponto de referência para quem deseja ler gratuitamente. “O leitor poderá levar o livro e trazer outro para troca ou não. Mas é importante lembrar que o abastecimento da Geladeiroteca será feito por doações”, apontou.

Programação completa aqui.

Fonte: ALERS